IBGE: safra de feijão cresce 1,2% e deve fazer País atender consumo interno

Publicado em 10/08/2017 14:49

O País deve colher 3,3 milhões de toneladas de feijão em 2017, 1,2% a mais do que o previsto em junho, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de julho, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa para a área total plantada com feijão aumentou 0,8%. “Esse feijão deve ser suficiente para abastecer o mercado interno. Então não deve ter importação de feijão este ano”, previu Carlos Antonio Barradas, gerente na Coordenação de Agropecuária do IBGE, lembrando que o consumo doméstico de feijão gira em torno de 3,35 milhões de toneladas.

A 1ª safra de feijão está estimada em 1,6 milhão de toneladas, aumento de 1,6% ante o esperado em junho. A melhora é devida à reavaliação das estimativas da Região Nordeste, onde houve um aumento de 22,1 mil toneladas e que representou 5,2% a mais que em junho.

A 2ª safra de feijão, porém, teve queda de 0,9% em julho ante a estimativa de junho, acompanhando o recuo de 3,9% no rendimento médio. Houve redução na expectativa de produção da 2ª safra da leguminosa nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.

Em relação à 3ª safra de feijão, a previsão é de aumento de 5,3% na estimativa da produção em relação à passada. São Paulo teve aumento de 30,9% na área plantada, alta de 21,7% no rendimento médio e avanço de 59,3% na produção.

Fonte: ISTO É

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Produtores armazenam feijão olhando para o final do ano
Ibrafe: Mercado do feijão indica novas desvalorizações
Chuva atrasou plantio da canola, mas lavouras estão se desenvolvendo bem no momento
Clima seco e quente, mutação da mosca branca e não cumprimento do vazio sanitário fizeram explodir as viroses do feijão
Ibrafe: Perdas em São Paulo não impedem recuo nos preços do Feijão-carioca
Câmara Setorial do Amendoim se reúne para discutir criação do Dia Nacional do Amendoim