CNA participa de audiência pública sobre Código Florestal

Publicado em 21/05/2019 16:41

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou na terça (21) de audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) e a insegurança jurídica de possíveis alterações no Código Florestal (Lei 12.651/2012).

“É necessário que os parlamentares conheçam as aspirações dos produtores rurais e os problemas que precisam ser resolvidos na implementação da legislação,” afirmou o consultor de Meio Ambiente da Confederação, Rodrigo Justus.

O Supremo Tribunal Federal julgou as ações que discutem os dispositivos do Código Florestal em fevereiro de 2018. “Falta agora apenas publicar o acórdão, mas o Código Florestal segue como foi aprovado no Congresso Nacional. O debate envolveu apenas alguns pequenos ajustes que precisam ser discutidos como embargos de declaração,” ressaltou Justus.

O Código Florestal estabelece normas sobre proteção de vegetação, áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal, além da exploração e controle de matéria-prima de origem florestal.

Na avaliação do consultor do Instituto Pensar Agro, Rodrigo Kaufmann, a aprovação do Código Florestal no Congresso Nacional foi histórica e o Supremo reconheceu isso quando votou as ADIs.

“A audiência foi bastante produtiva porque se discutiu com um pouco mais de profundidade as ADIs julgadas pelo Supremo que reforçaram o posicionamento de que é no Congresso que se estabelece esse tipo de debate”.

Para Kaufmann, a produção rural é uma das mais importantes para preservação do meio ambiente. “É nosso desafio encontrar uma conformação prática entre desenvolvimento sustentável e meio ambiente.”

A audiência pública foi promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara. Também participaram do debate outras entidades como Ministério Público de São Paulo, Procuradoria do Estado do Paraná e Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Embrapa mostra dados e tecnologias para restauração em debate sobre o Código Florestal Embrapa mostra dados e tecnologias para restauração em debate sobre o Código Florestal
Medida provisória dá mais 180 dias para adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) Medida provisória dá mais 180 dias para adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA)
Ferramenta de análise dinamizada vai agilizar a verificação dos dados do CAR pelos estados
Relator defende que Marco Legal do Licenciamento irá destravar o país
Fachin suspende reintegrações de posse em áreas invadidas por indígenas , até o término da Covid-19
MP que reabre inscrições no Cadastro Ambiental Rural (CAR) é aprovada