Mapa monitora situação da gripe aviária pelo mundo

Publicado em 13/02/2015 10:24

Diante dos focos de Gripe Aviária registrados, não só nos Estados Unidos, mas também no Canadá e em alguns países da Europa, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) passou a adotar exigências sanitárias adicionais aos requisitos já estabelecidos a tais mercados, visando a proteção e conservação do status sanitário dos plantéis de aves brasileiros.

O Mapa também obteve informações epidemiológicas detalhadas dos países onde foram registrados os casos e está ampliando as análises e reavaliando os riscos de cada mercado para que, após o diagnóstico final dos dados, as exigências sanitárias possam ser reavaliadas.

De acordo com a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), as importações brasileiras de aves dos Estados Unidos consistem basicamente em material genético para a reposição do plantel avícola nacional, considerando que as empresas responsáveis pelo desenvolvimento genético não possuem granjas de reprodução primária no Brasil.

Gripe Aviária 

Causada por subtipos do vírus influenza, como o H5N1, H5N8 ou H7N7, a gripe aviária é considerada uma zoonose – ou seja, doença transmissível entre animais e homens, com alto índice de mortalidade das aves infectadas. Os principais sintomas clínicos são sinais nervosos e dificuldade de locomoção, sinais respiratórios e dificuldade de respiração, edema na crista e nas patas dos animais e depressão.

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Embrapa mostra dados e tecnologias para restauração em debate sobre o Código Florestal Embrapa mostra dados e tecnologias para restauração em debate sobre o Código Florestal
Medida provisória dá mais 180 dias para adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) Medida provisória dá mais 180 dias para adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA)
Ferramenta de análise dinamizada vai agilizar a verificação dos dados do CAR pelos estados
Relator defende que Marco Legal do Licenciamento irá destravar o país
Fachin suspende reintegrações de posse em áreas invadidas por indígenas , até o término da Covid-19
MP que reabre inscrições no Cadastro Ambiental Rural (CAR) é aprovada