Instabilidade na maioria das regiões pode trazer grandes acumulados de chuva

Publicado em 09/02/2011 10:21
No sul, a atuação de uma frente fria pode derrubar as temperaturas. Pode chegar a 11°C na Serra de Santa Catarina.
QUINTA-FEIRA, DIA 10

Sul
Na quinta, áreas de instabilidade geradas pelo ciclone extratropical em alto-mar causam chuva no centro, leste e sul do Rio Grande do Sul. Inclusive, pode chover forte em algumas praias do Estado. Além disso, a frente fria causa chuvas no norte de Santa Catarina e em boa parte do Paraná. Ainda há risco de temporais entre Santa Catarina e Paraná. Já no oeste e norte do Rio Grande do Sul, sudoeste do Paraná e no oeste e sul de Santa Catarina, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens. Ventos de mais de 70 km/h ainda atingem o leste do Paraná, especialmente pela manhã. Na costa do Rio Grande do Sul, especialmente na costa sul do Estado, as rajadas de vento excedem os 60 km/h. A entrada de uma massa de ar um pouco mais frio gera mínima entre 14°C e 17°C em boa parte do Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina e sul do Paraná. Na Serra de Santa Catarina, a mínima varia entre 11°C e 13°C. Já a temperatura máxima permanece baixa, não passando dos 25°C na maior parte das localidades.

Sudeste
Na quinta, a frente fria traz chuva forte e generalizada para todo o Estado. O acumulado chega aos 60 mm em algumas cidades do noroeste do Estado. Também deve chover de forma generalizada no Triângulo Mineiro e no noroeste de Minas Gerais. Por outro lado, o Rio de Janeiro e boa parte do Espírito Santo seguem com tempo seco. O calor ainda predomina em boa parte da Região, com exceção do sul de São Paulo, onde a temperatura máxima entra em declínio.

Centro-Oeste
A frente fria avança pelo Centro-Oeste, trazendo chuva generalizada e intensa ao Mato Grosso do Sul e ao Mato Grosso. Uma novidade é a volta da chuva forte e generalizada ao nordeste de Goiás por conta da propagação de áreas de instabilidade vindas da Bahia e Tocantins. A temperatura máxima fica baixa entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, indicando um dia típico de invernada. A frente fria gera rajadas de vento de mais de 60 km/h em Mato Grosso do Sul.

Nordeste
Na quinta, a chuva volta da chuva generalizada ao centro, norte e oeste da Bahia. O acumulado ainda será baixo, porém a chance de que a chuva atinja todas as cidades é bastante grande. Além de parte do interior da Bahia, chove de forma generalizada em boa parte do Maranhão, Piauí e oeste de Pernambuco. Mesmo com as chuvas, o calor predomina em toda a Região.

Norte
A situação permanece inalterada e a quinta será mais um dia com chuva em toda a Região. O elevado acumulado de chuva em Amaturá chama a atenção. Em apenas 24 horas poderá chover 100 mm na cidade amazonense, correspondendo a 35% da média de fevereiro. A grande quantidade de nuvens faz com que a temperatura máxima volte a cair em boa parte do Amazonas. Já em Rondônia, Acre, Roraima, Pará, Tocantins e Amapá, o calor predomina.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul
Na sexta, chove forte no norte de Santa Catarina e no leste e norte do Paraná. Entre 12 e 16 de fevereiro, as chuvas fortes dão uma trégua à região sul. Além da diminuição da chuva, a temperatura mínima despenca, variando entre 9°C e 15°C em boa parte da região.

Sudeste
Na sexta, a frente fria traz chuvas fortes apenas ao litoral e noroeste do Paraná. Na maior parte da Região Sul, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens e temperatura em elevação. Entre 12 e 16 de fevereiro, veremos mudança do padrão do tempo, com a volta das chuvas fortes e generalizadas aos Estados de São Paulo (norte e nordeste do Estado), Rio de Janeiro, Espírito Santo (centro e sul do Estado) e Minas Gerais (centro, oeste e sul do Estado).

Centro-Oeste
Na sexta, destaca-se elevado acumulado de chuva previsto para o oeste, centro e sudeste de Mato Grosso do Sul. Entre 12 e 16 de fevereiro, veremos mudança do padrão do tempo, com a volta das chuvas fortes e generalizadas para todo o centro-oeste, inclusive Distrito Federal e leste de Goiás.

Nordeste
Na sexta, chuva forte na costa do Rio Grande do Norte e do Ceará e em partes da Bahia, Piauí e Maranhão. Entre 12 e 16 de fevereiro, veremos mudança do padrão do tempo, com a volta das chuvas fortes e generalizadas ao nordeste, inclusive boa parte da Bahia e oeste de Pernambuco.

Norte
Na sexta, chove forte no Acre, Amazonas e Amapá. Entre 12 e 16 de fevereiro, as chuvas fortes migram para leste e atingem o Tocantins, Pará e Amapá.

Fonte: Somar Meteorologia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado e domingo (27 e 28) para todo o Brasil
Chuvas na próxima semana devem aliviar tempo seco no Sul e áreas do Sudeste do Brasil
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (26) para todo o Brasil
Início da próxima semana deve registrar chuvas em todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina; demais estados seguem secos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (25) para todo o Brasil.
Estiagem leva o Acre a decretar emergência ambiental