Fronteira do RS com Uruguai continua sem previsão de acumulados de chuva que revertam a seca

Publicado em 04/01/2011 08:46
Temperatura permanece elevada em toda a região Sul.
Sul
Nesta quarta, as chuvas atingem preferencialmente o sul e leste do Paraná, Santa Catarina e o centro, oeste e norte do Rio Grande do Sul. Novamente, não há previsão de acumulados elevados que revertam a seca da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. As chuvas fortes desta quarta atingem o norte do Rio Grande do Sul, centro e norte de Santa Catarina e o leste do Paraná, com acumulado que oscila em torno dos 20mm. A temperatura permanece elevada em toda a região nesta quarta.

Sudeste
Prosseguem as chuvas sobre todo o Sudeste, sendo intensas na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro e de São Paulo com Minas Gerais. Mesmo assim, o calor retorna ao Estado de São Paulo. Por outro lado, a temperatura máxima permanece baixa no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Centro-Oeste
Na quarta, prosseguem as chuvas generalizadas, porém mais intensas que as de terça. Os maiores temporais atingem o norte de Mato Grosso, com acumulado de mais de 60mm. Apenas no centro e sul de Mato Grosso do Sul, o risco de chuva é menor nesta quarta. O calor predomina em todo o Centro-Oeste, indicando que, pelo menos em um dia, não haverá invernadas.

Nordeste
Nesta quarta, as chuvas passam a atingir toda a região Nordeste. Entretanto, as chuvas generalizadas concentram-se apenas sobre o oeste da Bahia, Maranhão, Piauí e o Ceará. O acumulado será maior no leste do Ceará e varia entre 20mm e 30mm. O calor passa a predominar em toda a região, indicando o término na invernada no interior da Bahia.

Norte
Na quarta, chove em grande parte da região, com exceção de algumas localidades do Acre e Amapá. Os temporais atingem o Tocantins e Pará. Em Novo Repartimento, no Pará, o acumulado passa dos 75mm ou 25% da média do mês de janeiro. Faz calor em boa parte da região Norte, com exceção do leste do Pará.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul
Na quinta, as chuvas na forma de pancadas isoladas atingem o Rio Grande do Sul, centro e leste de Santa Catarina e o leste e norte do Paraná. De uma forma geral, o acumulado será baixo. Apenas na Serra de Santa Catarina e no litoral do Paraná, chove de forma mais intensa, com acumulado em torno dos 20mm. Faz um pouco de frio na madrugada no centro e sul do Paraná. Já à tarde, o calor predomina em toda a região, com máxima de mais de 35°C no Rio Grande do Sul. Na sexta, destaca-se a chuva forte, porém isolada, no extremo oeste do Rio Grande do Sul e no nordeste do Paraná. O acumulado varia entre 20mm e 40mm. No sábado, destaca-se a chuva intensa no centro, leste e norte do Paraná, com acumulado que varia entre 20mm e 60mm. Também chove forte, porém de forma isolada, no sul do Rio Grande do Sul. Apesar do acumulado de 20mm, a estiagem não é revertida com esta precipitação.

Sudeste
Nesta quinta, nada muda e as chuvas fortes atingem a divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro e de São Paulo com Minas Gerais. Também chove forte no sul e leste de São Paulo, inclusive na Grande São Paulo. Uma novidade em relação aos dias anteriores é que as chuvas ficam mais isoladas sobre o centro e leste de Minas Gerais. Já no Espírito Santo, apesar do baixo acumulado, a chuva será generalizada nesta quinta. O excesso de nuvens deixa a temperatura máxima baixa em boa parte de Minas Gerais, nordeste de São Paulo e interior dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Na sexta e no sábado, a chuva forte atinge boa parte de São Paulo e o oeste e sul de Minas Gerais. Entre 9 e 13 de janeiro, chuvas fortes atingem todo o Sudeste, com acumulado de mais de 100mm no nordeste de São Paulo, oeste e sul de Minas Gerais e centro e sul do Rio de Janeiro.

Centro-Oeste
Na quinta, voltam as invernadas a Goiás, Distrito Federal e leste e noroeste de Mato Grosso (chuva constante e temperatura máxima mais baixa). Os maiores acumulados concentram-se sobre o sudeste e noroeste de Mato Grosso. Por outro lado, no sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul, o risco de chuva é menor. A temperatura volta a ficar baixa no norte da região, porém o calor de mais de 35°C predomina em Mato Grosso do Sul. Na sexta, destaca-se a chuva forte prevista no nordeste de Mato Grosso do Sul. No sábado, a novidade fica por conta da volta das chuvas generalizadas ao Mato Grosso do Sul, inclusive sul do Estado. Entre 9 e 13 de janeiro, a previsão é de chuvas em todo o Centro-Oeste, com acumulado que passa dos 100mm no oeste de Mato Grosso do Sul, sudoeste e nordeste de Mato Grosso e no norte de Goiás.

Nordeste
Nesta quinta, as chuvas atingem todos os Estados, sendo generalizadas no litoral sul da Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará e nos Estados do leste do Nordeste. Os maiores acumulados concentram-se sobre o leste do Ceará e o Maranhão, variando entre 20mm e 30mm. O calor predomina em toda a região Nordeste. Na sexta, destaca-se a possibilidade de temporais na costa de Pernambuco e da Paraíba. No sábado, as chuvas fortes atingem a costa do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco. Entre 9 e 13 de janeiro, a previsão é de chuva em todo o Nordeste, sendo mais intensa no sudoeste e oeste da Bahia, Maranhão, Piauí e na costa entre o Ceará e Rio Grande do Norte.

Norte
Na quinta, prosseguem os temporais localizados sobre o Pará, Amazonas e Roraima. Também volta a chover forte em Rondônia. Entre 7 e 11 de janeiro, chove em toda a região Norte. O acumulado varia entre 70mm e mais de 130mm no Tocantins, Pará, Amapá, Amazonas e Roraima.

Fonte: Somar Meteorologia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado e domingo (27 e 28) para todo o Brasil
Chuvas na próxima semana devem aliviar tempo seco no Sul e áreas do Sudeste do Brasil
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (26) para todo o Brasil
Início da próxima semana deve registrar chuvas em todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina; demais estados seguem secos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (25) para todo o Brasil.
Estiagem leva o Acre a decretar emergência ambiental