Próximos sete dias têm previsão de fortes chuvas acumuladas no sudoeste de Goiás, mostra Inmet

Publicado em 23/12/2024 11:39
Volumes podem ultrapassar os 300 milímetros em uma semana sobre municípios goianos

Durante os próximos sete dias o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica uma maior concentração de chuvas sobre o Brasil no sudoeste de Goiás, onde o volumes acumulados nesse período podem ficar em torno de 300 milímetros. Chuvas mais volumes podem ocorrer também sobre o oeste de Mato Grosso, com total em torno de 150 milímetros em uma semana, áreas do Amazonas, nordeste do Pará, oeste de Minas Gerais e sul de São Paulo.

Nesta segunda-feira (23) o Modelo Cosmo do Inmet mostra chuvas em torno de 20 milímetros em 24h sobre o sul de Mato Grosso, litoral do Sudeste, oeste de Minas Gerais e pontos do Amazonas e do Paraná. Não chove na maior nas regiões Sul e Nordeste, de acordo com o que mostra o mapa, há umidade apenas sobre o este da Bahia, Piauí e Maranhão, enquanto que no restando do Brasil podem ocorrer chuvas, mas com baixa intensidade.

As chuvas devem ganhar intensidade sobre o oeste de Minas Gerais e, no de correr da semana, a previsão é de que comece a chover com mais força sobre o estado de Goiás. Estão previstos volumes acima de 70 milímetros em 24h no sudoeste Goiás, próximo à divisa com Mato Grosso, a partir da terça-feira (24).

Entre a quinta-feira (26) e a sexta-feira (27), o Modelo Cosmo mostra chuvas em torno de 90 milímetros em 24h sobre o oeste de Mato Grosso do Sul, sul de São Paulo e uma pequena parte do oeste do Paraná. Durante esse período há precipitação prevista para grande parte de Mato Grosso, mas com intensidade mais baixa, em torno de 30 milímetros em 24h.

A partir da quinta-feira também podem correr chuvas em grande parte do Paraná, principalmente mais a norte, com volumes em torno de 40 milímetros em 24h. Sobre o sudeste paranaense não deve chover com intensidade. Nesta semana, com menores volumes, as chuvas ficam espalhadas sobre a Região Norte e devem ser registradas também sobre o Sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Com isso, nos próximos sete dias, não há precipitação prevista para o sul do Rio Grande do Sul e volumes de até 30 milímetros no restante do estado gaúcho, Santa Catarina e sudoeste do Paraná. As chuvas devem ser fracas ou totalmente escassas no norte de Minas Gerais, centro leste da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e norte do Piauí, Maranhão e Pará.

Por: Igor Batista
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Próximos sete dias têm previsão de fortes chuvas acumuladas no sudoeste de Goiás, mostra Inmet
Monitoramento Agrícola: Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
undefined