Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Novas chuvas estão previstas para o Centro-Sul do Brasil a partir desta quinta-feira (19). A precipitação inicia com mais força sobre o Rio Grande do Sul, com volumes que podem superar 20 milímetros em 24h em grande parte do norte do estado. Na sequência, a umidade se desloca para Santa Catarina e Paraná, sendo que neste, na parte central, há previsão de acumulados acima de 100 milímetros em 24h.
“O retorno da instabilidade à Região Sul entre hoje e amanhã será consequência de um centro de baixa pressão que vai avançar de Oeste para Leste do Nordeste da Argentina para o território gaúcho nesta quinta-feira”, destaca a Metsul Meteorologia.
“Parte de Santa Catarina e vários pontos do Paraná ainda devem ter chuva no decorrer da sexta com risco de pancadas localmente fortes em trechos do território paranaense, contudo já ocorrem momentos de melhoria", acrescenta a Metsul.
Durante o final de semana, como mostra o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva deve continuar em algumas áreas do norte do Paraná e chegar aos estados de São Paulo e Minas Gerais a partir do sábado (21). Para os municípios na metade sul mineira a próxima semana deve começar com volumes acima de 50 milímetros em 24h em diversas áreas.
No início da próxima semana, também há previsão de chuvas para o Mato Grosso do Sul, com volumes acima de 30 milímetros em 24h em toda metade norte, sendo que a precipitação pode ser ainda mais volumes na parte oeste, acima de 60 milímetros no período de 24h. No decorrer dos dias, também deve chover com mais força no sul de Goiás e de Mato Grosso.
No acumulado dos próximos sete dias, o Inmet mostra os maiores volumes concentrados sobre o estado de Minas Gerais, partes do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, da Região Norte e pequenos pontos do oeste da Bahia. Para a parte leste do Nordeste, o tempo continua sem nenhuma precipitação, reforçando a condição seca no nordeste baiano, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.