Mais de 50% de chance de La Niña nos próximos meses, diz OMM

Publicado em 11/12/2024 07:53 e atualizado em 11/12/2024 11:20

GENEBRA, 11 de dezembro (Reuters) - Há mais de 50% de chance de La Niña se desenvolver nos próximos três meses, disse a Organização Meteorológica Mundial (OMM) na quarta-feira, mas se isso acontecer, será relativamente fraco e de curta duração.

O padrão La Niña envolve o resfriamento das temperaturas da superfície do oceano e pode interromper um período de altas temperaturas que devem fazer de 2024 o ano mais quente do mundo desde o início dos registros.

As previsões mostram que há uma probabilidade de 55% de uma transição para La Niña entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, disse a OMM em uma declaração enviada a jornalistas. Isso foi abaixo da previsão de 60% de possibilidade da OMM em setembro.

"Mesmo que ocorra um evento La Niña, seu impacto de resfriamento de curto prazo será insuficiente para contrabalançar o efeito de aquecimento dos gases de efeito estufa que retêm calor na atmosfera", disse a secretária-geral da OMM, Celeste Saulo.


Reportagem de Emma Farge; Edição de Mark Porter

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuvas se intensificam na Região Sudeste neste final de semana
Frio chega pelo Sul, atravessa o Brasil, mas vai perdendo a força ao longo dos dias
Chuvas intensas: Rio de Janeiro e São Paulo têm alerta para temporais pelo menos até sábado (5)
Chuvas intensas para SP e RJ; seca persiste no norte de MG e BA
Inmet alerta para chuvas intensas sobre o leste de São Paulo, sudeste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (03) para todo o Brasil
undefined