Grande parte do Centro-Sul do Brasil tem previsão de chuvas acima da média nos próximos dias
Chuvas acima da média estão previstas para a maior parte do Centro-Sul brasileiro nos próximos dias, a partir desta quinta-feira (28) e até a sexta-feira (06), na semana seguinte. A projeção é da Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA). O modelo climático indica para esse período precipitação acumulada a partir de 70 milímetros desde o norte do Rio Grande do Sul até parte do sul dos estados de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.
Enquanto isso, em uma faixa central do Brasil as chuvas devem prosseguir dentro da média, enquanto que praticamente em toda a metade norte, especialmente para o Nordeste, a precipitação deve ficar abaixo do normal durante esse período do ano. Essa condição não indica ausência de chuvas, mas sim uma precipitação com anomalia negativa, considerando como referência o período entre os anos de 1979 e 2003.
De maneira semelhante, porém com volumes um pouco menores, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra os maiores acumulados, em torno de 150 milímetros, no nordeste do Rio Grande do Sul, parte central do Paraná, oeste de São Paulo, centro de Mato Grosso do Sul e algumas áreas de Minas Gerais.
Para grande parte de todo do Centro-Sul, o Inmet mostra pelo menos 40 milímetros acumulados em sete dias. Os volumes mais fracos, com volumes de no máximo 40 milímetros, estão previstos para a maior parte do Rio Grande do Sul, litoral de São Paulo e, principalmente, para o oeste de Mato Grosso do Sul, onde em alguns municípios a precipitação não deve chegar sequer a 10 milímetros.
Sobre a metade norte do Brasil, apesar da precipitação poder ser abaixo da média, a previsão é de acumulados de 20 e 60 milímetros em grande parte de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rondônia, sul do Pará, Acre e Grande parte do Amazonas, onde, em algumas localidades mais pontuais, os volumes podem superar 100 milímetros durante os próximos sete dias.