NOAA mostra chuvas abaixo da média em áreas do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso nos próximos sete dias

Publicado em 07/11/2024 11:49
Previsão é de que precipitação mais volumosa siga concentrada em faixa central do país

Apesar da previsão ser de chuvas para praticamente todo o Brasil nos próximos sete dias, conforme mostram diferentes modelos climáticos, a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) prevê volumes abaixo da média para áreas do país onde já teve início o plantio de soja.

Para os próximos sete dias, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra os maiores acumulados, entre 150 e 200 milímetros no acumulado total, sobre o oeste de Goiás, sul e noroeste de Minas Gerais e alguns pontos do Amazonas, São Paulo, Espírito Santo e Paraná. Nesses estados, algumas regiões também devem registrar volumes totais em torno de 100 milímetros.

Sobre a maior parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul do Paraná e grande parte do Mato Grosso do Sul, apesar de haver precipitação prevista, os acumulados não devem ultrapassar os 50 milímetros durante todo esse período de sete dias.

Chuva acumulada durante os próximos sete dias. Fonte: Inmet

A previsão da NOAA de que em algumas áreas entre Paraná e Mato Grosso do Sul e em partes do Rio Grande do Sul, até a sexta-feira (15), o acumulado de chuvas não ultrapasse os 20 milímetros. O órgão norte-americano aponta os maiores acumulados, em torno de 100 milímetros, concentrado em uma faixa central do país. Condição semelhante está projetada também para semana seguinte, com fortes chuvas apenas para o Brasil Central.

Assim, considerando o mapa de anomalia, o nordeste do Rio Grande do Sul, oeste do Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e o norte de Mato Grosso devem ficar com precipitação inferior à media para o atual período do ano nos próximos dias.

Previsão de chuvas para as próximas duas semanas e anomalia em sete dias. Fonte: Inmet

O mapa de precipitação acumulado do Inmet mostra que nos últimos dez dias, o sudoeste do Paraná, Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e pontos de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso contabilizaram volumes inferiores a 40 milímetros.

As chuvas mais fortes dos últimos dez dias ficaram concentradas sobre o Triângulo Mineiro, Goiás e centro e oeste de Mato Grosso, onde a precipitação acumulada superou os 90 milímetros. Entretanto, para grande parte do Brasil, as chuvas ficaram em torno dos 50 milímetros.

Acumulado total de chuvas nos últimos dez dias. Fonte: Inmet
Por: Igor Batista
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

NOAA mostra chuvas abaixo da média em áreas do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso nos próximos sete dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (7) para todo o Brasil
Semana deve ter grandes acumulados de chuvas no Centro-Oeste e Sudeste, paralisando atividades de campo
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (6) para todo o Brasil
Maiores volumes de chuva nos próximos dias estão previstos sobre Mato Grosso, Goiás e São Paulo
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (5) para todo o Brasil