Sul, Sudeste e parte sul do Centro-Oeste têm alerta para perigo de tempestade até 6ª feira

Publicado em 10/10/2024 11:10

O Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta laranja, para o período entre a manhã desta quinta-feira (10) até manhã de sexta-feira (11), para o perigo de tempestade sobre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, sudoeste de Minas Gerais e sul de Mato Grosso e Goiás.

Sobre essas áreas onde há o alerta, podem ser registrados chuvas entre 30 e 60 milímetros/h ou 50 e 100 milímetros/dia, ventos intensos  de 60a 100 km/h e queda de granizo. Segundo o Inmet, também há nesses s locais risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Alerta laranja para perigo de tempestade. Fonte: Inmet

Nos últimos dias já foram registradas chuvas um pouco mais intensas sobre a Região Sul do Brasil e a parte sul de Mato Grosso do Sul, com queda de granizo em alguns municípios. O Inmet aponta também precipitação acumulada de até 20 milímetros em pontos isoladas de Goiás e Mato Grosso, no Centro-Oeste, e para diversas áreas da Região Norte do país.

Nesta quinta-feira, o Inmet já mostra chuvas mais intensas ocorrendo sobre o sudoeste de Mato Grosso do Sul e alguns pontos mais isolados do Paraná. A precipitação ganhará intensidade na próximas horas sobretudo no sul sul-mato-grossense, noroeste do Paraná e sul de São Paulo, com acumulado em torno de 90 milímetros em 24h para alguns locais.

Prognóstico de chuva acumulada em 24h para o Brasil. Fonte: Inmet

De maneira geral, com menos intensidade, chove sobre todo o Paraná, com ainda com acumulados entre 20 e 50 milímetros em 24h. Também deve chover sobre todo Mato Grosso do Sul, com menor força na parte centro norte, em todo o estado de São Paulo e na parte centro-sul de Minas Gerais, incluindo o Triângulo Mineiro.

Durante a próxima semana, são esperadas chuvas com um pouco mais de intensidade, entre 10 e 30 milímetros em 24h, para algumas áreas de Goiás, sendo que a os acumulados poderão se aproximar de 70 milímetros em 24h em pontos isolados, e sobre o oeste de Mato Grosso. No estado mato-grossense deve haver precipitação de forma geral, mas mais a leste com volumes menores. No noroeste deve chover mais forte.

Previsão é de que chuvas se mantenham sobre o Brasil Central

A partir da próxima semana, como mostra Tropical Tidbits com base no modelo GFS (Global Forecast System), a previsão é de que durante a próxima semana as chuvas se espalham pelo Brasil Central e persistam com intensidade sobre o Rio Grande do Sul.

Na previsão total acumulada para as próximas duas semanas, a partir do domingo (13), as chuvas, que ainda estavam mais registradas à metade sul do Brasil e ao oeste da Região Norte, preenchem com volume total acima de 50 milímetros praticamente todo o Centro-Oeste (em alguns pontos de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul ainda chove menos), incluindo o sul de Tocantins, Pará, Rondônia e sul e oeste da Bahia.

Em regiões de Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, o modelo GFS prevê acumulados acima de 150 milímetros até o final deste mês. Para o extremo Norte do Brasil ainda chove menos, assim como na maior parte do Nordeste. Na parte central da região, alguns municípios ainda continuarão sem acumulados.

Total de chuvas acumulada desta quinta-feira (10) até 26 de outubro. Fonte: Tropical Tidbits
Por: Igor Batista
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sul, Sudeste e parte sul do Centro-Oeste têm alerta para perigo de tempestade até 6ª feira
Furacão Milton sai da Flórida sem provocar as temidas inundações
Furacão Milton deixa rastro de destruição em marcha pela Flórida
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (10) para todo o Brasil
Com menor nível histórico, Rio Paraguai registra recorde e Imasul emite alerta