Sul, Sudeste e parte sul do Centro-Oeste têm alerta para perigo de tempestade até 6ª feira
O Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta laranja, para o período entre a manhã desta quinta-feira (10) até manhã de sexta-feira (11), para o perigo de tempestade sobre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, sudoeste de Minas Gerais e sul de Mato Grosso e Goiás.
Sobre essas áreas onde há o alerta, podem ser registrados chuvas entre 30 e 60 milímetros/h ou 50 e 100 milímetros/dia, ventos intensos de 60a 100 km/h e queda de granizo. Segundo o Inmet, também há nesses s locais risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Nos últimos dias já foram registradas chuvas um pouco mais intensas sobre a Região Sul do Brasil e a parte sul de Mato Grosso do Sul, com queda de granizo em alguns municípios. O Inmet aponta também precipitação acumulada de até 20 milímetros em pontos isoladas de Goiás e Mato Grosso, no Centro-Oeste, e para diversas áreas da Região Norte do país.
Nesta quinta-feira, o Inmet já mostra chuvas mais intensas ocorrendo sobre o sudoeste de Mato Grosso do Sul e alguns pontos mais isolados do Paraná. A precipitação ganhará intensidade na próximas horas sobretudo no sul sul-mato-grossense, noroeste do Paraná e sul de São Paulo, com acumulado em torno de 90 milímetros em 24h para alguns locais.
De maneira geral, com menos intensidade, chove sobre todo o Paraná, com ainda com acumulados entre 20 e 50 milímetros em 24h. Também deve chover sobre todo Mato Grosso do Sul, com menor força na parte centro norte, em todo o estado de São Paulo e na parte centro-sul de Minas Gerais, incluindo o Triângulo Mineiro.
Durante a próxima semana, são esperadas chuvas com um pouco mais de intensidade, entre 10 e 30 milímetros em 24h, para algumas áreas de Goiás, sendo que a os acumulados poderão se aproximar de 70 milímetros em 24h em pontos isolados, e sobre o oeste de Mato Grosso. No estado mato-grossense deve haver precipitação de forma geral, mas mais a leste com volumes menores. No noroeste deve chover mais forte.
Previsão é de que chuvas se mantenham sobre o Brasil Central
A partir da próxima semana, como mostra Tropical Tidbits com base no modelo GFS (Global Forecast System), a previsão é de que durante a próxima semana as chuvas se espalham pelo Brasil Central e persistam com intensidade sobre o Rio Grande do Sul.
Na previsão total acumulada para as próximas duas semanas, a partir do domingo (13), as chuvas, que ainda estavam mais registradas à metade sul do Brasil e ao oeste da Região Norte, preenchem com volume total acima de 50 milímetros praticamente todo o Centro-Oeste (em alguns pontos de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul ainda chove menos), incluindo o sul de Tocantins, Pará, Rondônia e sul e oeste da Bahia.
Em regiões de Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, o modelo GFS prevê acumulados acima de 150 milímetros até o final deste mês. Para o extremo Norte do Brasil ainda chove menos, assim como na maior parte do Nordeste. Na parte central da região, alguns municípios ainda continuarão sem acumulados.