Rio Grande do Sul tem alerta de perigo para tempestade entre esta quinta-feira (19) e sexta-feira (20)

Publicado em 19/09/2024 10:59 e atualizado em 19/09/2024 14:51
Defesa Civil informou que bacias hidrográficas do estado estão em alerta onde as chuvas foram mais intensas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta laranja para perigo de tempestade sobre o estado do Rio Grande do Sul, entre a noite desta quinta-feira (19) e a manhã de sexta-feira (20). Poderão ser registrados chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos, de 60 a 100 km/h, e queda de granizo. Há também risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Há também um alerta amarelo do Inmet, de perigo potencial, para tempestade entre o nordeste do Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e sudoeste e centro-leste do Paraná. Nessas áreas, podem ocorrer chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Existe baixo risco para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Áreas com alerta laranja para tempestade entre esta
quinta-feira (19) ​​​e a sexta-feira (20). Fonte: Inmet

De acordo com informações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, as chuvas fortes e temporais irão afetar as regiões Noroeste, das Missões, Centro, Campanha, Sul, Costa Doce, Vales e Metropolitana de Porto Alegre.

O órgão aponta que durante a noite desta quinta-feira, as  tempestades se espalham pela Campanha, Sul, Missões, Centro e Costa Doce, com acumulados de 40 a 70 mm/dia no Centro-Oeste, Campanha, Missões e Noroeste gaúcho, e de 10 a 25 mm/dia nas outras áreas.

Ainda conforme alerta a Defesa Civil gaúcha, na madrugada e manhã de sexta-feira, a frente fria avança sobre a metade Norte, Centro e Região Metropolitana de Porto Alegre. À tarde, as chuvas moderadas persistem no Noroeste, Norte e Nordeste, com acumulados de até 35 mm/dia no Norte e 20 mm/dia nas demais áreas. Também são esperados ventos fortes de 40 a 60 km/h em grande parte do estado.

“A Defesa Civil do RS alerta para risco de transtornos por conta das chuvas fortes e persistentes, além dos temporais pontuais, com possibilidade de alagamentos pontuais e elevação dos níveis e risco de inundações de córregos, arroios e pequenos rios” destaca a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

Áreas com risco hidrológico no Rio Grande do Sul

Na tarde da quarta-feira (18), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que devido à previsão de chuvas fortes entre esta quinta-feira e a sexta-feira, todas as bacias hidrográficas do estado gaúcho estão em alerta.

“Este alerta indica o risco de elevação dos níveis em arroios e rios menores, que podem transbordar, além de possíveis alagamentos em áreas urbanas. Esses problemas são mais prováveis em locais onde as chuvas forem intensas e concentradas em curto período”, publicou órgão.

A recomendação é para que quem mora em regiões com histórico de alagamento ou inundações, fique atento e busque informações sobre os Planos de Contingência da cidade em que mora, onde estão previstas as medidas preventivas mais adequadas para o seu bairro ou região.

Alerta de risco hidrológico para o Rio Grande do Sul. Fonte: Defesa Civil-RS

Previsão de chuvas para os próximos sete dias

A partir desta quinta-feira, além das chuvas previstas para a Região Sul, o Inmet indica a possibilidade de chuvas na sobre Amazonas e Roraima, além de uma áreas entre as divisas de Rondônia, Amazonas, Mato Grosso e Pará.

Em uma pequena faixa do norte de Mato Grosso e Sul do Pará, conformo o que mostra o modelo Cosmo do Inmet, as chuvas poderão ficar entre 20 e 60 milímetros em 24h entre esta quinta-feira e sexta-feira.

As chuvas dos próximos dias também devem chegar a uma faixa do sudoeste de Mato Grosso do Sul durante o final de semana. Estão previstos acumulados de até 30 milímetros em 24h para municípios mais ao sul do estado. Em São Paulo e sul de Minas Gerais pode haver alguma precipitação, mas os acumulados são muito baixos, de no máximo 5 milímetros em 24h.

Na semana seguinte, a partir do domingo (22), mais uma rodada de chuvas está prevista para o sul do Rio Grande do Sul. Os volumes projetados podem ficar próximos dos 100 milímetros em 24h em municípios situados a sudeste do estado.

Chuva acumulada em 24h nos próximos sete dias: Fonte: Inmet

Alerta de baixa umidade segue sobre outras áreas do país

Enquanto chove mais ao sul, o alerta para baixa umidade relativa do ar segue desde o centro-norte de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, passando pelo sul e leste de Mato Grosso, oeste Minas Gerais, Grande parte do Nordeste, com exceção das áreas mais próximas do litoral, e os estados de Goiás e Tocantins.

Também há um alerta laranja para umidade relativa do ar entre 20% e 12% do norte de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, passando pelo oeste de Minas Gerais, Goiás, sul e leste de Mato Grosso, parte do Tocantins, até algumas áreas mais ao centro do Nordeste. Para esses locais há risco de incêndios florestais e à saúde.

Alerta para umidade do ar entre 20% e 12%. Fonte: Inmet
Por: Igor Batista
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (4) e Domingo (5) para todo o Brasil
Como será o clima no Brasil em janeiro?
Centro-norte deve ter muita chuva nos próximos 10 dias e dificultar enchimento de grãos
Primeira frente fria do ano provoca temporais no BR
Chuvas acima de 100 milímetros em sete dias devem ficar concentradas entre Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, de acordo com projeção do Inmet
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (02) para todo o Brasil
undefined