Tempo seco continua sobre grande parte do Brasil e Inmet mantém alerta para risco de novos incêndios

Publicado em 27/08/2024 11:57
Agosto deve encerrar sem chuvas no país e setembro começa com precipitação apenas no Sul, Norte e Nordeste

O tempo seco, com baixa umidade relativa do ar e riscos de novos incêndios, permanece sobre todo o Brasil Central, deste o norte do Paraná, passando pelo oeste de Minas Gerais, todo o Centro-Oeste, Matopiba, leste de Roraima e sul do Amazonas e Pará, como mostra o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Para esta terça-feira (27), válido até as 17h, o Inmet emitiu um alerta laranja de perigo para baixa umidade desde o norte do Paraná, passando por centro e oeste de São Paulo, Mato grosso do Sul, grande de Mato Grosso, leste e norte de Goiás, Palmas, até o sul do Maranhão, centro-sul do Piauí e sul do Ceará. Nessa regiões, a umidade relativa do ar poderá variar entre 20% e 12%, com riscos de incêndios e à saúde.

Há também um alerta amarelo, de baixo risco, válido para todo o dia, para uma área que pega todo o Brasil-Central, desde o norte do Paraná até a Região Norte, abrangendo também a parte mais oeste do Nordeste brasileiro. Para essas localidades, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20% e existe baixo risco para incêndios.

Alerta de baixa umidade do ar do Instituto Nacional de Meteorologia 

Fim de agosto e início de setembro sem previsão de chuvas para grande parte do país

O prognóstico de chuvas para os próximos sete dias do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra o fim de agosto praticamente se nenhuma chuva sobre o país. Para o início de setembro, as chuvas devem ficar restritas à Região Sul, sobretudo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ao litoral Nordeste e algumas áreas da Região Norte.

De acordo com o que aponta a projeção da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), para o período entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro, praticamente não há chuvas para o Brasil, e nos locais com precipitação, os volumes não devem ultrapassar 20 milímetros em sete dias, com exceção de uma área no nordeste da Região Norte e litoral da Bahia.

Situação semelhante está indicada para o período entre os dias 4 e 12 de setembro. Com isso, todo o Brasil tem uma condição de precipitação bastante abaixo do normal entre o final de agosto e início de setembro, com base no período entre os anos de 1979 e 2003, que servem como referência para a NOAA.

Prognóstico de chuvas acumuladas em 24h para os próximos sete dias: Fonte: Inmet
Por: Igor Batista
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tempo seco continua sobre grande parte do Brasil e Inmet mantém alerta para risco de novos incêndios
SP vê incêndios criminosos em canaviais e prende 5º suspeito, diz secretário
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (27) para todo o Brasil
ABAG se posiciona sobre incêndios florestais no interior de São Paulo
Novo episódio de geada deve ampliar perdas em lavouras de trigo da Região Sul
Nova onda de calor está prevista para o início de setembro, mas as temperaturas já começam a se elevar ainda nesta semana