Tempo seco continua sobre grande parte do Brasil e Inmet mantém alerta para risco de novos incêndios

Publicado em 27/08/2024 11:57
Agosto deve encerrar sem chuvas no país e setembro começa com precipitação apenas no Sul, Norte e Nordeste

O tempo seco, com baixa umidade relativa do ar e riscos de novos incêndios, permanece sobre todo o Brasil Central, deste o norte do Paraná, passando pelo oeste de Minas Gerais, todo o Centro-Oeste, Matopiba, leste de Roraima e sul do Amazonas e Pará, como mostra o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Para esta terça-feira (27), válido até as 17h, o Inmet emitiu um alerta laranja de perigo para baixa umidade desde o norte do Paraná, passando por centro e oeste de São Paulo, Mato grosso do Sul, grande de Mato Grosso, leste e norte de Goiás, Palmas, até o sul do Maranhão, centro-sul do Piauí e sul do Ceará. Nessa regiões, a umidade relativa do ar poderá variar entre 20% e 12%, com riscos de incêndios e à saúde.

Há também um alerta amarelo, de baixo risco, válido para todo o dia, para uma área que pega todo o Brasil-Central, desde o norte do Paraná até a Região Norte, abrangendo também a parte mais oeste do Nordeste brasileiro. Para essas localidades, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20% e existe baixo risco para incêndios.

Alerta de baixa umidade do ar do Instituto Nacional de Meteorologia 

Fim de agosto e início de setembro sem previsão de chuvas para grande parte do país

O prognóstico de chuvas para os próximos sete dias do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra o fim de agosto praticamente se nenhuma chuva sobre o país. Para o início de setembro, as chuvas devem ficar restritas à Região Sul, sobretudo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ao litoral Nordeste e algumas áreas da Região Norte.

De acordo com o que aponta a projeção da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), para o período entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro, praticamente não há chuvas para o Brasil, e nos locais com precipitação, os volumes não devem ultrapassar 20 milímetros em sete dias, com exceção de uma área no nordeste da Região Norte e litoral da Bahia.

Situação semelhante está indicada para o período entre os dias 4 e 12 de setembro. Com isso, todo o Brasil tem uma condição de precipitação bastante abaixo do normal entre o final de agosto e início de setembro, com base no período entre os anos de 1979 e 2003, que servem como referência para a NOAA.

Prognóstico de chuvas acumuladas em 24h para os próximos sete dias: Fonte: Inmet
Por: Igor Batista
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (4) e Domingo (5) para todo o Brasil
Como será o clima no Brasil em janeiro?
Centro-norte deve ter muita chuva nos próximos 10 dias e dificultar enchimento de grãos
Primeira frente fria do ano provoca temporais no BR
Chuvas acima de 100 milímetros em sete dias devem ficar concentradas entre Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, de acordo com projeção do Inmet
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (02) para todo o Brasil
undefined