Tempo seco se intensifica sobre o Brasil Central, que deve encerrar julho sem novas chuvas

Publicado em 23/07/2024 10:29
Região Sul deve voltar a registrar precipitação no final de semana, mas com baixos volumes

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) intensificou o alerta para tempo seco sobre áreas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Rondônia. Até o final da tarde desta terça-feira (23),  a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e à saúde.

Esse alerta abrange o norte do Paraná, praticamente todo o estado de São Paulo - com exceção apenas para áreas mais próximas do litoral -, sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, quase todo Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, sul e oeste de Mato Grosso e o centro-sul de Rondônia.

Também há um aviso de perigo potencial para baixa umidade, com umidade relativa do ar variando entre 30% e 20% e baixo risco de incêndios florestais e à saúde. Esse alerta vale para toda área central do Brasil, desde o centro-norte do Paraná, até o sul do Amazonas, passando pelo sul do Pará, Piauí, até o Nordeste do país, exceto áreas mais próximas do litoral.

Alertas de perigo (laranja) e perigo potencial (amarelo) para baixa umidade do ar. Fonte: Inmet

A condição de tempo seco permanece sobre toda essa área do Brasil Central, que deve encerrar o mês de julho sem novas chuvas, como mostra o modelo Cosmo do Inmet. Até o próximo dia 30 não há nenhuma indicação de umidade para essas regiões do país.

Para a Região Sul, há uma indicação do retorno das chuvas a partir de sábado (27), com precipitação de até 20 milímetros em 24h para o leste do Rio Grande do Sul. Deve haver uma sequência de dias com chuvas leves também para o centro do estado, enquanto que não há indicação de volumes para o extremo oeste gaúcho.

Em Santa Catarina e no sul do Paraná deve chover com mais intensidade em municípios próximos à divisa dos dois estados, a partir de domingo (28). As chuvas iniciam mais a oeste, com precipitação de até 40 milímetros em 24h, e avançam até o leste, onde deverá chover com um pouco mais de intensidade. No centro-norte do Paraná não deve chover.

Chuvas não muito intensas estão previstas também para o litoral do Nordeste, com volumes que não devem superar 7 milímetros em 24h, mas a precipitação é constante ao longo dos próximos dias. Também deve chover, com um pouco mais de intensidade, no extremo norte da Região Norte, principalmente no noroeste do Pará.  

Prognóstico de chuvas acumuladas em 24h para os próximos sete dias. Fonte: Inmet
Por: Igor Batista
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (4) e Domingo (5) para todo o Brasil
Como será o clima no Brasil em janeiro?
Centro-norte deve ter muita chuva nos próximos 10 dias e dificultar enchimento de grãos
Primeira frente fria do ano provoca temporais no BR
Chuvas acima de 100 milímetros em sete dias devem ficar concentradas entre Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, de acordo com projeção do Inmet
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (02) para todo o Brasil
undefined