Sul do Brasil registra temperaturas negativas e frio continua por mais um dia

Publicado em 01/07/2024 13:29 e atualizado em 01/07/2024 15:50
Atraso no plantio do trigo no RS contribuiu para que lavouras não fossem afetadas de forma significativa

Mais uma madrugada bastante fria deve ser registrada entre esta segunda-feira (01) e a terça-feira (02) no Sul do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) segue com alerta de perigo para onde de frio até as 08h de terça-feira para todo o estado do Rio Grande do Sul e a metade sul de Santa Catarina.

Mapa de temperatura mínima do ar em 2m até a quarta-feira (03). Fonte: Inmet

No último final de semana, diversas partes do Brasil registraram temperaturas abaixo do 0°C. De acordo com informações da Climatempo, os termômetros chegaram a  -7,8°C em São Joaquim-SC, na região do Caminho da Neve, aos -7,2°C em Urupema-SC.

Nesta segunda-feira, o Inmet voltou a registrar temperaturas abaixo de 0°C em 13 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com -3,9°’C em General Carneiro-PR e -2,7°C em Caçador-SC e Vacaria-RS. Informações do Cepagri indicam o registro de temperaturas de até -6,62°C nomunicípio de Bom Jardim da Serra-SC.

Informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indicam que as temperatudas baixas vão se repetir no Paraná, até mesmo com a possibilidade de valores negativos, mas não tão baixos como o da última madrugada. O frio começará a amenizar a partir da quarta-feira (03).

De acordo com informações da cooperativa C. Vale, existiram problemas pontuais em áreas agrícolas, sem impactos que causassem grandes perdas. No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, boa parte da cultura do trigo ainda está em fase inicial, por isso os danos pela geada acabaram não sendo tão significativos.

Em relação à aveia, as lavouras mais avançadas, que já estão no estágio reprodutivo, essas áreas foram afetadas, mas o percentual é pequeno. O mesmo vale para a canola, que teve as plantas mais desenvolvidas afetadas.

Houve tambpem impacto nas pastagens, o que dificulta a produção pecuária que sofrerá influência. A C. Vale, disse ainda que mais informaçoes ainda estão sendo apuradas. A Emater-RS e a Epagri também foram consultas e reponderam que os levantamentos ainda estão sendo realizados.

Por: Igor Batista
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Grande do Sul terá nova sequência de dias chuvosos, mostra Inmet
La Niña ameaça América Latina com furacões e secas, segundo especialistas
Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio
Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa inundações; ao menos 2 pessoas morreram