Previsão de chuvas para o Brasil continua concentrada sobre Rio Grande do Sul e região Norte
A previsão de novas chuvas para o território brasileiro, de acordo com o que indica o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), continua concentrada sobre a Região Norte, nos estados do Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá, e, sobretudo, o Rio Grande Grande, onde os volumes previstos são mais elevados.
Entre a terça-feira (18) e esta quarta-feira (19), de acordo com o que apontou a Metsul, uma frente quente provocou chuva volumosa e temporais com raios e granizos sobre o Rio Grande do Sul. Os volumes mais elevados foram registrados em municípios do oeste, centro e sul do estado gaúcho, com marcas entre 100 e 200 milímetros.
Nesta quarta-feira a chuva prossegue e eleva os acumulados no áreas do centro, sul e leste do Rio Grande do Sul. Para grande parte do estado, o Inmet emitiu um alerta de perigo de tempestado, com duração até as 18h desta quinta, para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos, de 60 a 100 km/h, e queda de granizo.
O inmet indica também uma nova rodada de chuvas sobre o Rio Grande do Sul a da próxima segunda-feira (24). As chuvas devem estar concentradas sobre o centro norte gaúcho, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre. Os volumes devem ultrapassar os 60 milímetros no perído de 24h em algumas município.
Para a região Norte, estão previstas pancadas de chuvas mais leves no decorrer da semana, sobretudo em áreas mais ao norte de Amazonas, bem como nos estados de Roraima e Amapá. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados. Não há indicação de chuva para Rondônia.
Enquanto isso, todo o Brasil Central, incluindo quase todo o Nordeste, continua com tempo bastante seco e sem previsão de novas chuvas. Há ainda um alerta de perigo para baixa umidade do ar, com variação entre 20% e 12% para a divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás.