Áreas do Centro-Oeste e Sudeste passam de 30 dias sem chuva e previsão de tempo seco continua

Publicado em 21/05/2024 11:09
Anomalia para faixa central do Brasil está apenas entre 10% e 5% da precipitação normal

O mapa de precipitação acumulada do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra diversas áreas do Centro-Oeste e Sudesde sem chuvas há pelo menos 30 dias. A previsão é de que a faixa central do país prossiga com essa condição por pelo menos mais uma semana, com alívio da estiagem apenas para partes de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Apesar do atual período do ano tipicamente registrar uma redução das chuvas, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), dos Estados Unidos, mostra a precipitação para a faixa central do Brasil com apenas entre 10% e 5% dos volumes normais.

Como mostra o prognóstico do acúmulo de chuvas por 24h do Inmet para os próximos sete dias, as próximas chuvas ficarão concentradas no Sul do Brasil - novamente com acumulados muito altos para Rio Grande do Sul, e Santa Catarina -, região Norte, litoral do Nordeste e Sudesde, com exceção de praticamente todo estado de Minas Gerais e norte de São Paulo.

Preciptação acumulada em 24 horas entre os dias 21 e 26 de maio. Fonte: Inmet

No Centro-Oeste, segundo o Inmet, o tempo quente e seco irá predominar pelo menos até quarta-feira (22). A partir de quinta-feira (23), o avanço de um sistema frontal sobre o Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso poderá ocasionar chuvas nestas áreas, além de acentuado declínio de temperaturas. Mas os volumes são pequenos, com acumulados de no máximo 40 milímetros no centro-sul do MS.

Na região Norte, “a combinação do calor e alta umidade irá provocar pancadas de chuvas no decorrer da semana, com valores maiores que 60 milímetros em áreas do centro-norte do Amazonas e do Pará, bem como nos estados de Roraima e Amapá. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados”, de acordo com as informações do Inmet.

Um novo sistema frontal irá agri sobre o Rio Grande do Sul a partir da quinta-feira (23), provocando chuvas intensasm raios e rajadas de vento. Os acumulados poderão ultrapassar os 100 milíemtros em 24h no sul do estado. Em Santa Catarina há previsão de chuva fortes, acima de 60 milímetros em 24h, a partir do final de semana.

Precipitação entre os dias 20 e 27 de maio. Fonte: Inmet
Por: Igor Batista
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (04) para todo o Brasil
Áreas mais secas de Mato Grosso do Sul têm previsão de chuvas nos próximos dias, mostra Inmet
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (03) para todo o Brasil
Chuvas se espalham pela área agrícola argentina, diz bolsa
Semana deve ter até 150mm de chuvas no Sul, SP, MG, RJ e MS
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (02) para todo o Brasil
undefined