Alerta para chuvas fortes no extremo sul gaúcho; Climatempo prevê ciclone extratropical ainda nesta semana
O Brasil vai continuar vivenciando os dois extremos nos próximos dias. As chuvas no Sul começam a dar trégua em algumas áreas, mas os modelos ainda mantêm a previsão de muita água para o extremo sul gaúcho nesta terça-feira (7). Na região Central do país, no entanto, o bloqueio atmosférico persiste e mantém as temperaturas elevadas em pleno outono.
De acordo com os dados mais recentes da Climatempo, para as próximas 24 horas, as atenções continuam se voltando para o Sul do Brasil. O extremo sul gaúcho ainda tem alerta vermelho e as chuvas devem atingir onde estão cidades como Bagé, Pelotas, Rio Grande. "É a região do litoral sul e da Campanha gaúcha. Nessas duas regiões, vai chover quase o dia todo", afirma a consultoria.
Em Pelotas, Rio Grande, Canguçu, Pinheiro Machado (cidades na área azul escuro do mapa de risco de temporais) pode chover 88 mm só nesta terça-feira. É mais do que metade da média de chuva normal para maio, que é cerca de 117 mm.
Ainda de acordo com a Climatempo, em Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito pode chover cerca de 60 mm ao longo desta terça-feira (são as áreas em roxo no extremo sul do RS). Na região de Uruguaiana, Alegrete, Quaraí, pode chover cerca de 24 mm (área vermelha).
Já para a quarta-feira (8), uma nova frente fria está prevista para avançar pelo Rio Grande do Sul e atingir as áreas que já foram duramente afetadas pelas chuvas dos últimos dias. "Além disso, o ciclone extratropical associado a esta frente fria, que vai atuar na quarta-feira na costa do Uruguai e da província de Buenos Aires, vai provocar fortes ventos no centro-sul gaúcho", complementa a Climatempo.
Veja a previsão de precipitação em todo Brasil nas próximas 93 horas:
CALOR E BAIXA UMIDADE
Já na região Central do país, a temperatura segue elevada e derruba também a umidade relativa do ar. "Esta terça-feira será mais um dia ensolarado e com calor muito acima do que seria o normal para esta época do ano. Nestas regiões, o alerta continua sendo para a baixa umidade do ar", prevê a Climatempo.
O cenário mais crítico é previsto para Mato Grosso do Sul, noroeste do Paraná, áreas de São Paulo e extremo sul do Mato Grosso. Nessas áreas, a umidade relativa do ar pode alcançar 20%.
Veja o mapa de alerta para calor e baixa umidade relativa do ar: