Nova rodada de chuvas volta a deixar Sul do BR em estado de alerta para chuva intensa e até granizo
Após alguns dias sem registrar precipitação significativa, o Sul do Brasil volta a ficar em estado de alerta para chuvas intensas nas próximas horas. De acordo com dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos últimos dez dias os volumes expressivos foram registrados no Centro-Norte do Brasil, confirmando as previsões anteriores.
Veja o mapa de precipitação registrada nos últimos dias em todo Brasil:
A partir desta quinta-feira (4) o avanço de uma nova frente fria deve mudar as condições do tempo na região. Os modelos meteorológicos mostram que várias frentes devem atuar no Rio Grande do Sul e avançar também para os demais estados da região. Para as próximas 24 horas, o Inmet emitiu alertas amarelo e laranja de chuvas intensas válido no sul estado gaúcho.
"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma a publicação oficial.
A Climatempo acrescenta que a preocupação na faixa sul do Rio Grande do Sul é ainda mais intensa devido aos índices luviométricos excepcionalmente elevados registrados em março, principalmente nas áreas oeste, campanha e sul do estado.
O modelo Cosmo prevê, no entanto, condição de chuva em outras áreas do estado com acumulados entre 20mm e 40mm entre esta quinta e sexta-feira (5). Já para Santa Catarina e Paraná a previsão é do avanço das áreas de instabilidade, porém com volumes mais baixos.
Veja a previsão de precipitação para as próximas horas no Sul do Brasil:
Já para as demais regiões do Brasil, os modelos indicam a permanacência das áreas de instabilidade no Centro-Norte do país, com destaque para áreas do Matopiba que devem receber os volumes mais significativos.
Nos próximos dias, Tocantins e oeste da Bahia podem registrar acumulados entre 20mm e 50mm. Também chove em áreas do Centro-Oeste e Sudeste, porém com volumes mais baixos. Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas em todo Brasil: