Chuvas intensas continuam no Sudeste do Brasil e podem atingir áreas de citros, café e cana

Publicado em 07/03/2024 10:26
Climatempo destaca para volumes expressivos em Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro

Confirmando as previsões do início da semana, os últimos dias foram marcados por chuvas intensas no Centro-Sul do Brasil. Segundo dados da Climatempo, em menos de 24 horas foram registradas chuvas com mais de 100mm de precipitação no Sudeste do Brasil, com destaque para Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. 

E para esta quinta-feira (7) não há mudanças significativas previstas nas condições do tempo nessas áreas. Segundo a consultoria, volumes expressivos de chuva ainda são esperados para essas áreas. A consultoria alerta para alto risco de temporais no Sudeste do Brasil, com destaque para o norte de São Paulo, Rio de Janeiro, Zona da Mata de Minas. As chuvas podem atingir com intensidade áreas produtoras de citros, café e cana-de-açúcar, entre outros. 

Veja o mapa de alerta divulgado pela Climatempo: 

Além dessas áreas, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê condição de chuvas isoladas em áreas do Centro-Oeste do Brasil. As regiões sul do Mato Grosso do Sul e norte do Mato Grosso podem receber acumulados entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas. Também há previsão de chuva nas demais áreas e em algumas regiões do Matopiba, mas com volumes mais baixos. 

A partir de sexta-feira (8) uma nova frente fria vai avançar pelo Sul do Brasil e aumentar as áreas de instabilidade no Rio Grande do Sul. O Cosmo prevê acumulados de até 30mm no estado gaúcho. A tendência é que o sistema ganhe força e chova em todas as áreas do estado, além do avanço das áreas de instabilidade para Santa Catarina e Paraná. 

Veja a previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

Fonte: Inmet
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio
Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa inundações; ao menos 2 pessoas morreram
Projeções mostram chuva para o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo na primeira metade de julho
Beryl abre caminho para "temporada de furacões muito perigosa", diz Organização Meteorológica Mundial