NOAA mantém El Niño até o final do Verão e fala em fase de neutralidade no outono
Em atualização divulgada na última quinta-feira (12) a Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) indicou a permanência do El Niño pelo menos até o final do Verão no Hemisfério Sul. Além disso, os novos dados também mostraram a previsão de neutralidade entre abril e junho de 2024.
"Alguns modelos climáticos dinâmicos de última geração sugerem uma transição para ENSO neutro já em março-maio de 2024. A equipe de previsão, no entanto, atrasa esse momento e favorece fortemente uma transição para ENSO neutro em abril-junho de 2024", afirma a publicação oficial.
A MetSul explica que, de acordo com a atualização, os dados mostram que as anomalias de temperatura da superfície do mar ainda estão perto do valor máximo que foi observado durante o mês de novembro no Pacífico Equatorial Centro-Leste, região designada para identificar se há El Niño ou La Niña.
Ainda de acordo com a consultoria, os principais modelos meteorológicos continuam indicando a permanência do El Niño durante todo o verão no Brasil, podendo ter a fase de transição apenas no outono. "A grande maioria dos modelos projeta neutralidade se estabelecendo no Pacífico no decorrer do outono", explica.
Confira a previsão dos principais modelos de clima:
Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) aponta que em meados de abril se daria a transição oceânica de El Niño para neutralidade, permanecendo o Pacífico em condições de neutralidade no restante do outono.
Met Office, do Reino Unido, projeta cenário muito parecido com El Niño presente ainda no começo de março, mas se iniciando a transição para uma fase neutra ao longo de abril e que persistiria com tendência de resfriamento no decorrer do outono.
Météo-France, o serviço meteorológico da França, retarda mais o começo da neutralidade. Indica condições quentes de El Niño ainda para março e abril com neutralidade nos meses de maio e junho deste ano.
NCEP, da agência de tempo e clima do governo dos Estados Unidos, a NOAA, acelera mais o fim do El Niño e traz condições de neutralidade mais cedo que a maioria das simulações. Projeta o fim do El Niño entre março e abril com neutralidade no decorrer do outono. No fim do outono, as condições se aproximam dos patamares de La Niña.
Agência Meteorológica do Japão (JMA) prevê condições de El Niño ainda no Pacífico no começo de março, mas entre abril e maio sinaliza que haveria a transição para uma fase de neutralidade. Do meio para o final do outono, as águas do Pacífico Equatorial Centro-Leste passariam a ser mais frias do que a média, contudo ainda sem preencher os critérios de La Niña.