Calorão intenso e previsão de chuvas intensas são previstos para esta 3ª feira no Brasil

Publicado em 09/01/2024 10:31
Áreas de instabilidade ainda favorecem chuvas no Sudeste e Centro-Oeste do país; Também chove no Sul

A terça-feira (9) será mais um dia de temperaturas elevadas no Brasil. Após a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul ZCAS), o calor aumenta em boa parte do país e as áreas de instabilidade ainda favorecem a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuvas intensas são previstas nas próximas 24 horas. 

De acordo com dados da Climatempo, o início da semana já foi marcado por máximas elevadas e a sensação de calor superou os 50ºC, enquanto em Mato Grosso do Sul os termômetros alcançaram a marca de 40ºC na última segunda-feira (8). Para os próximos dias, a tendência é da permanência do calor intenso no Centro-Sul do Brasil, inclusive com temperaturas acima do normal para os padrões de janeiro. 

"Nesta terça-feira, 9/1, algumas áreas na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai poderão registrar temperaturas próximas dos 40°C", afirma a consultoria. 

As condições atuais favorecem nuvens carregadas em algumas áreas do Brasil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para chuvas intensas nas próximas 24 horas. 

No Sul do Brasil, o alerta amarelo é válido nos três estados. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", afirma o Inmet. 

O Instituto também emitiu alerta para o Sudeste do Brasil, válido para todos os estados. É previsto chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

O modelo Cosmo também prevê a condição de chuva em áreas do Centro-Oeste, mas mantém certa irregularidade. Com as condições atuais, as chuvas podem acontecer em forma de pancada nesta terça-feira (9). 

Em Mato Grosso são previstas chuvas entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas. Chama atenção no mapa a tendência de chuvas mais expressivas no noroeste do Mato Grosso nos próximos dias, pontos isolados da região podem ter acumulados acima de 70mm.  Também são previstas chuvas em Goiás e em áreas do Matopiba, porém com volumes mais baixos e irregularidade ainda mais acentuada.

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

Fonte: Inmet

 

ÚLTIMOS CINCO DIAS 

Confirmando as previsões anteriores, nos últimos cinco dias choveu em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, regiões onde a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) foi mais intensa. 

De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, todas essas áreas registraram chuvas de até 100mm, no entanto, também é possível observar que a chuva aconteceu de forma irregular e não atingiu todas as áreas com a mesma intensidade. 

A região Sul do Brasil teve uma pausa na precipitação e quase não foram registradas chuvas nos últimos cinco dias. No Nordeste, o tempo seco permaneceu em boa parte da área. Confira o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias:  

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio
Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa inundações; ao menos 2 pessoas morreram
Projeções mostram chuva para o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo na primeira metade de julho
Beryl abre caminho para "temporada de furacões muito perigosa", diz Organização Meteorológica Mundial