ZCAS: Chuvas já começaram a chegar com intensidade e Inmet tem alerta laranja para o Centro-Norte do Brasil
Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas provocadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) já começaram a chegar no Centro-Norte do Brasil.
O mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas mostra que as chuvas mais expressivas foram registradas em áreas da Bahia, com acumulados de até 80mm em algumas áreas. Vale ressaltar que o estado é um dos que mais sentem os impactos da seca nesta temporada. Também choveu em Minas Gerais, áreas do Centro-Oeste e demais estados do Matopiba, com acumulados entre 20mm e 25mm.
Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo Brasil:
Para esta quarta-feira (3) a tendência é de permanência das chuvas em quase todo o Brasil. A ZCAS vai continuar favorecendo as nuvens carregadas, com destaque para áreas de Minas Gerais e Goiás que devem receber os volumes mais expressivos, com até acumulados de até 50mm nas próximas 24 horas.
Continua chovendo também em Mato Grosso e algumas áreas pontuais podem ter chuvas intensas de até 70mm entre esta quarta e quinta-feira (4). A tendência é que o norte do Mato Grosso tenha chuvas ainda mais intensas nos próximos dias, podendo trazer algum transtorno em áreas de soja. Apenas o Mato Grosso do Sul deve ter chuvas com volumes mais baixos no período.
"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma o Inmet em alerta laranja para áreas em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, centro-oeste da Bahia, Tocantins, Piauí e Maranhão.
Já no Sul do Brasil, os modelos indicam a condição de chuva, porém com volumes mais baixos que nas demais áreas do país. Algumas áreas do Rio Grande do Sul podem registrarf acumulados de até 20mm nas próximas 24 horas. Em Santa Catarina e no Paraná também são previstas chuvas, mas mantendo a condição de volumes baixos.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Veja também as previsões do modelo GFS para os próximos dias: