Previsão do tempo: Terça-feira será marcada por calor e pancadas de chuvas espalhadas por todo Brasil
A previsão do tempo para essa terça-feira (5) indica um dia típico da estação que se aproxima, o Verão: Em quase todo o país, o dia será marcado por calor e pancadas de chuva. De acordo com a Climatempo, o ar quente e úmido espalhado pelo Brasil vai favorecer a formação de nuvens carregadas em todas as áreas do Brasil.
"O sistema de alta pressão atmosférica do Atlântico Sul avança sobre o Brasil reduzindo a nebulosidade e as condições para chuva no leste do Nordeste, no Espírito Santo e no leste de Minas Gerais", afirma a consultoria.
Diante deste cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para chuvas intensas e tempestades válido desde Santa Catarina até o Norte do Brasil. Apenas os extremos Riuo Grande do Sul e Nordeste do país não têm previsão de pancadas de chuva nesta terça-feira (5).
"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação.
De acordo com o modelo Cosmo, a tendência é da permanência das chuvas nessas áreas nos próximos dias, levando inclusive alívio para áreas onde os produtores sentem com mais força os impactos da temporada de seca, já que as chuvas demoraram mais que o ideal para chegar.
A partir do dia 7, quinta-feira, volta a chover também no Rio Grande do Sul, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm. O modelo mantém as áreas de instabilidade para outras regiões do Brasil.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Previsão estendida para todo Brasil:
A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), também mantém a condição de chuva em quase todo o Brasil nos próximos dias.
No período entre 5 e 13 de dezembro, o modelo norte-americano prevê chuvas entre 30mn e 90mm por país, com exceção do Norte e Nordeste. No Matopiba, o oeste da Bahia continuará sentido a irregularidade das chuvas.
Entre os dias 13 e 21 de dezembro, o NOAA passa a indicar o avanço das chuvas para o Matopiba com maior abrangência e volumes mais significativos no período, além de manter a condição de chuva para as demais áreas do país.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: