NOAA: Modelos mostram apenas chuvas irregulares por quase todo Brasil
Confirmando as previsões anteriores, a intensa onda de calor que atinge o Brasil desde o início da semana, continua elevando as temperaturas e os próximos dias ainda serão marcados por máximas acima de 40ºC em várias regiões do país, apesar das chuvas pontuais que foram registradas nas últimas 24 horas.
Veja o mapa de previsão de temperaturas nos próximos dias:
As atenções do setor produtivo estão todas voltadas para as condições climáticas, e o que chama atenção nas atualizações mais recentes é justamente o fato dos modelos meteorológicos não indicarem chuvas abrangentes ou significativas em boa parte do país nos próximos dias.
Segundo atualização da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), divulgada na manhã desta quinta-feira (16), os próximos sete dias ainda serão de muita irregularidade e baixos volumes em boa parte do Brasil.
No período entre 16 e 24 de novembro, o NOAA prevê acumulados entre 20mm e 25mm em algumas áreas do Sudeste e Centro-Oeste, mas a chuva não deve chegar para todos com a mesma intensidade. No Matopiba, os volumes previstos são ainda mais baixos.
Já para o Sul do Brasil, a tendência continua sendo de muita chuva para o Rio Grande do Sul, com acumulados de até 125mm no período. Há ainda a previsão de chuva em Santa Catarina e Paraná, porém com volumes mais baixos.
De acordo com o NOAA, a partir do dia 25 as chuvas podem começar a chegar com mais frequência nas demais áreas do Brasil, mas ainda com muita irregularidade e volumes baixos. No Matopiba que deve permanecer com baixos volumes de chuva.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: