Previsão: Chuva sem trégua no Sul e calorão acima de 40ºC na região Central do Brasil
Enquanto o calorão com temperaturas na casa dos 40ºC, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o estado de alerta para chuvas intensas no Sul do Brasil. A atuação de uma frente fria ainda favorece a formação de nuvens carregadas pela região e são esperados temporais nesta terça-feira (14).
"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", destaca o alerta válido para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-sul do Paraná.
A Climatempo acrescenta que na fronteira com o Uruguai, o céu fica nublado, mas ocorrem apenas chuviscos. No Vale do Itajaí, no sudoeste e extremo Sul do Paraná ocorrem em períodos de sol com muitas nuvens, mas as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora. Já no restante do Paraná, o sol aparece forte nesta terça-feira, faz muito calor e ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde e em parte da noite.
A previsão do modelo Cosmo mantém a condição de chuva no Sul do Brasil até pelo menos o final desta semana. Entre quinta e sexta-feira (17), as chuvas voltam a ficar mais intensas no Rio Grande do Sul e o estado pode voltar registrar acumulados acima de 100mm em um curto período de tempo.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Já para as demais regiões do país, não há previsão de chuva significativa nas próximas 24 horas. Os modelos mantêm a previsão de tempo muito seco e temperaturas elevadas com a intensa onda de calor que atinge boa parte do país.
De acordo com dados do modelo GFS, até pelo menos quinta-feira (16), as máximas podem alcançar máximas de até 48ºC em áreas do Centro-Oeste. O cenário mais crítico é previsto para o oeste do Mato Grosso do Sul. Sudeste e Matopiba também têm máximas previstas entre 38ºC a 44ºC nos próximos dias.
Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias: