Paraná continua em alerta para muita chuva: Inmet prevê acumulados de até 100mm nesta 3ª feira

Publicado em 31/10/2023 10:53 e atualizado em 31/10/2023 11:27
Intensidade vai começar a perder força nos próximos dias, mas pausa será rápida e novas chuvas são previstas no final de semana

O Paraná continua em alerta para chuvas intensas nesta terça-feira (31). Chove no estado desde o final de semana e o excesso de água já trouxe severos problemas nas áreas urbanas e rurais. A frente fria responsável pela formação de nuvens carregadas na região já se afastou, mas algumas áreas de instabilidade ainda favorecem as chuvas intensas no estado. 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos últimos cinco dias foram registrados acumulados entre 100mm e 200mm em todo o estado. Para as próximas horas, o Inmet mantém a condição de alerta laranja para tempestade válido em todo o estado, com exceção do extremo sul. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias: 

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma a publicação. 

Segundo a previsão do modelo Cosmo, a chuva deve começar a perder intensidade nos próximos dias. Mas com o solo encharcado, novos problemas não estão descartados. A partir de amanhã os volumes de chuva começam a cair, mas ainda há previsão de áreas de instabilidade no estado, com acumulados entre 20mm e 40mm nas próximas 48 horas. 

"O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) informa que a PR-092, na altura do km 47, entre Rio Branco do Sul e Cerro Azul, no Vale do Ribeira, está totalmente bloqueada. A medida foi necessária após agravamento de rachadura no pavimento, que já havia deixado o trecho em meia pista desde domingo à noite, em decorrência das chuvas. Com a tendência de continuidade das chuvas na região o problema pode se intensificar. O DER/PR permanece monitorando o trecho e vai estudar os serviços necessários para recuperação da rodovia o mais breve possível", informou o Governo do Paraná nesta manhã. 

Rodovia entre Rio Branco do Sul e Cerro Azul tem bloqueio total
Foto: DER-PR


A grande preocupação é que os modelos mostram que a pausa nos volumes mais intensos será rápida e logo um novo sistema avança pelo estado, com tendência de novas chuvas intensas já na sexta-feira, dia 3 de novembro. 

Além do Paraná, também são previstas chuvas intensas para Santa Catarina - com acumulados entre 70mm e 125mm em todas as regiões e precipitação entre 70mm e 125mm para o Rio Grande do Sul, com destaque para o norte do estado gaúcho que deve receber os volumes mais expressivos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias no Sul do Brasil: 

Fonte: Inmet


 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuvas devem voltar ao Matopiba nos próximos 5 dias, mas partes do MS, PR e SP seguem secas
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
undefined