Cadê a chuva? Modelos mostram nova onda de calor no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil
Já na segunda quinzena de outubro, o produtor de grãos no interior do Brasil ainda continua aguardando as chuvas plantadeiras para dar início ao plantio com mais tranquilidade. Chama atenção, no entanto, que para os próximos dias no lugar da chuva, algumas regiões podem ter temperaturas ainda mais levadas e o registro de uma nova onda de calor.
Segundo os dados mais recentes da Climatempo, a elevação nas temperaturas deve ocorrer entre esta terça-feira (17) e persistir por sete dias em várias regiões do Brasil.
"Nesta terça-feira (17), o calor já aumenta em áreas do sul de Mato Grosso, oeste de Mato Grosso do Sul - região do Pantanal, Corumbá e Porto Murtinho - e em cidades do oeste de São Paulo e no Triângulo de Minas", afirma a concultoria.
A partir de amanhã, a tendência é de temperaturas ainda mais elevadas em todo o Mato Grosso do Sul, faixa oeste de São Paulo, região central de Minas Gerais, centro-sul de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, sul do Espírito Santo e interior do Nordeste.
As previsões do modelo GFS sinalizam temperaturas acima dos 30ºC em todas essas áreas nos próximos dias. Na quinta-feira (17), o mapa prevê temperaturas de até 46 graus em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, com destaque para faixa oeste dos dois estados que devem registrar as máximas mais altas.
Toda a faixa Norte do Brasil pode ter temperaturas na casa dos 40ºC, o que pode agravar as condições de seca que trazem muitos problemas na área. No estado de São Paulo e em Minas Gerais, as máximas devem ficar entre 35ºC e 37ºC nos próximos dias.
Veja o mapa de previsão de temperatura máxima nos próximos dias:
E AS CHUVAS?
De acordo com a atualização do modelo de previsão estendida da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), divulgada na manhã desta terça-feira (17), chuvas mais expressivas na região Central do Brasil devem ocorrer apenas na última semana do mês.
No período entre 25 de outubro e 2 de novembro, o modelo norte-americano prevê o início da formação de um corredor de umidade, sendo os volumes mais significativos esperados para áreas de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Bahia.
O modelo, no entanto, mostra chuvas irregulares principalmente no Centro-Oeste do Brasil. Com relação aos volumes, é previsto precipitação entre 30mm e 40mm no período.
Para a virada do mês também seguem previstas chuvas para o Sul do Brasil. O grande destaque é Santa Catarina, estado castigado pelas recentes chuvas e que deve mais uma vez receber os volumes mais significativos, com, acumulados podendo chegar a 100mm entre os dias 25 de outubro e 2 de novembro.
Veja o mapa de previsão de estendida para todo Brasil: