Previsão: Modelos ainda mostram muita chuva para o Sul e pancadas espalhadas pelo Brasil
As chuvas começam a chegar na região Central do Brasil e a quarta-feira (4) será marcada por pancadas de chuva em todas as regiões do Brasil, segundo as previsões mais recentes da Climatempo.
"Muitas nuvens carregadas crescem sobre o Sul do Brasil e sobre o Paraguai por causa de uma acentuada queda da pressão atmosférica e de fortes correntes de ar quente e úmido que chegam a estas regiões, vindas do Norte do Brasil", afirma a consultoria.
A Climatempo destaca que em Mato Grosso do Sul, nas demais áreas de Mato Grosso, no Distrito Federal, em todo o estado de Goiás, o sol aparece na maior parte do dia, faz calor e ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Algumas pancadas podem ter moderada a forte intensidade.
Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) continua prevendo as chuvas mais expressivas para o Sul do Brasil. O norte do Rio Grande do Sul pode registrar precipitação acima de 125mm nas próximas 24 horas.
O Inmet, inclusive, mantém o estado de alerta laranja para chuvas intensas na região Sul do Brasil, com destaque para Santa Catarina e Paraná que também deve receber volumes expressivos. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma a publicação.
A tendência que continue chovendo nessas áreas pelo menos até quinta-feira (5), com volumes entre 20mm e 40mm, com destaque para o leste dos dois estados que devem receber as chuvas mais expressivas entre hoje e amanhã.
Já no Nordeste o ar segue continua impedindo o avanço da umidade. Os modelos indicam mais um dia de muito sol e calor, além da umidade relativa do ar que deve continuar com níveis baixos. O Inmet mantém alerta amarelo para onda de calor válida na Bahia e no Piauí. As temperaturas acima devem persistir pelo menos até sexta-feira (6).
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: