Atenção no Sul: Ciclone extratropical vai provocar chuva com muita ventania e até granizo
A semana começa com alerta para chuvas intensas no Sul do Brasil. A formação de um novo ciclone extratropical e na sequência a passagem de uma frente fria, aumentam as áreas de instabilidade em toda área e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas entre laranja e vermelho para chuvas intensas na região.
Segundo o alerta, é esperada chuva entre 30mm e 60mm ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo em todo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-sul do Paraná até as 18h desta segunda-feira (4).
O modelo Cosmo do Inmet, no entanto, prevê precipitação ultrapassando os 125mm norte do Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas, além de prevê acumulados acima de 40mm em todas as demais áreas do estado gaúcho.
Santa Catarina e Paraná têm previsão de acumulados entre 20mm e 40mm no período. O modelo também indica condição de chuvas no sul do Mato Grosso do Sul, com acumulado entre 20mm e 40mm entre esta segunda e terça-feira (5). Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 24 horas no Sul do Brasil:
A passagem do ciclone será rápida e na terça-feira (5) a formação de uma nova frente fria entra em ação, avançando para outras regiões do Brasil. Segundo os dados mais recentes da Climatempo, a partir de amanhã as temperaturas começam a cair em São Paulo e os modelos indicam chuva com intensidade entre fraca e moderada em todo estado.
"Na quarta (06), o volume de chuva perde força, mas ainda podem ocorrer pancadas moderadas ao longo do dia, em todas as regiões do estado, intercalando boas aberturas de sol", complementa.
O Inmet também emitiu alerta amarelo para tempestade válido em áreas de São Pulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais válido até as 10h da terça-feira (5). " Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", afirma a publicação. As mesmas condições são esperadas para o extremo sul de Goiás e Mato Grosso.
Já para o centro-norte do Mato Grosso, Goiás e Matopiba, o alerta continua sendo de tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar neste início de semana. O cenário mais crítico é previsto no Piauí, onde a umidade deve ficar entre 20% e 12% nesta segunda-feira (4). Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: