NOAA mostra redução das chuvas na região Central nos próximos 15 dias Modelo americano sinaliza que boas chuvas ficarão restritas apenas ao Sul do Brasil
Apesar das chuvas registradas em algumas áreas do Centro-Oeste e do Sudeste nos últimos dias, os modelos meteorológicos continuam indicando que ainda não se trata do retorno efetivo das chuvas, o que pede uma atenção ainda maior do produtor que está planejando a próxima safra de Verão.
De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos últimos cinco dias foram registradas chuvas entre 40mm e 50mm no Sudeste do Brasil, com destaque para Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo que receberam as chuvas mais significativas.
Os dados do Inmet também mostram que a chuva levou certo alívio para o calorão do Centro-Oeste e áreas do Matopiba, com chuvas entre 12mm e 30mm.
Veja no mapa abaixo o acumulado de chuva registrado nos últimos cinco dias:
Nos próximos, no entanto, será observada uma redução nas chuvas nessas áreas. De acordo com atualização da Administração Oceânica Atmosférica (NOAA), nos próximos sete dias as chuvas são esperadas apenas para o Sul do Brasil.
O modelo norte-americano prevê, inclusive, chuva com certa intensidade entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde o acumulado pode ultrapassar os 100mm no período. Sinaliza ainda a condição para avanço das chuvas para o Paraná e com volumes mais baixos no extremo sul de São Paulo e em algumas áreas no Mato Grosso do Sul.
Chama atenção ainda, que a partir do dia sete de setembro a tendência é de tempo ainda mais seco na região Central do país, com destaque para Minas Gerais, Espírito Santo e toda área do Matopiba que não deve receber nada de chuva no período.
Entre os dias 7 e 15 de setembro, mantém a condição de umidade no Sul do Brasil, porém com boas chuvas restritas ao centro-oeste do Rio Grande do Sul, com acumulados entre 40mm e 70mm.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: