Avanço de frente fria leva alívio para seca em áreas de Minas Gerais e Bahia nesta 3ª feira
Após longo período de estiagem, o avanço de uma frente fria pelo litoral da Bahia está favorecendo a formação de nuvens carregadas em várias regiões do Brasil. As chuvas, apesar de serem pontuais, levam alívio para algumas áreas do Sudeste, Centro-Oeste e do Matopiba nesta terça-feira (29).
"Houve uma mudança na circulação dos ventos, em vários níveis da atmosfera, fazendo com o ar úmido se espalhasse pelo interior do Brasil. Esse aumento de umidade e o calor está permitindo o crescimento de nuvens de chuva em muitas áreas do Brasil onde raramente chove em agosto", prevê a Climatempo.
Em destaque estão as áreas na divisa entre Minas Gerais e Bahia, regiões que raramente recebem chuvas neste período do ano. Segundo a consultoria, no sudoeste da Bahia e no noroeste de Minas Gerais chove desde ontem, já com volumes significativos. Em apenas 1 hora, entre 21 horas e 22 horas, choveu 79 mm. O acumulado em 3 horas, entre 20 horas e 23 horas foi de 100,6 mm, informa os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Para as próximas 24 horas, o modelo Cosmo do Inmet prevê os acumulados mais expressivos nessas áreas, com precipitação que pode ficar entre 20mm e 40mm nesta terça-feira (29). Sinaliza ainda a condição para chuva entre o norte de Goiás e extremo sul de Tocantins no período. As demais áreas de Minas Gerais, norte de São Paulo, áreas de Tocantins e sul do Maranhão também podem receber chuvas, porém com volume mais baixo.
"O sol aparece no decorrer do dia em todo o Centro-Oeste e faz calor. A nebulosidade aumenta e há previsão de pancadas de chuva e raios podem ocorrer à tarde e à noite. A chuva será em pequenas áreas e com curta duração, mas vai ajudar a aliviar a secura do ar que normalmente predomina nesta época", complementa a Climatempo.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: