Onda de calor começa a perder força em algumas regiões e Sul do Brasil pode ter até geada
Depois de uma semana de recorde nas temperaturas Brasil afora, a onda de calor vai começar a perder força neste final de semana. A passagem de uma frente fria, apesar da chuva não chegar em todas as regiões, vai influenciar a entrada de um ar mais frio e derrubar as temperaturas em várias regiões.
"A mudança na circulação dos ventos sobre o país causada por esta frente fria e o ar frio de origem polar trazido por ela vão causar uma brusca queda de temperatura nesta sexta-feira, 25, e no próximo fim de semana", afirma a Climatempo.
Os modelos indicam que a frente fria vai favorecer as chuvas apenas no Sul do Brasil e em áreas isoladas no extremo sul de São Paulo. Na previsão do modelo Cosmo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Santa Catarina e Paraná podem receber entre 20mm e 30mm de chuva nas próximas 24 horas.
"Sexta-feira de tempo bastante instável no Paraná, em função da presença de um sistema frontal. Chuva ocorre a qualquer momento do dia na maior parte do estado, com condições para ocorrência de tempestades (chuvas significativas, descargas atmosféricas e ventos fortes). Entre o noroeste e o norte pioneiro ainda faz um pouco de calor, mas nos demais setores as temperaturas ficam amenas (inclusive com frio à noite entre o centro-sul, Campos Gerais e RMC)", complementa a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR).
O modelo mostra ainda que a frente pode levar alguma chuva para Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo durante o final de semana, porém com irregularidade e com volumes mais baixos. As demais regiões do Brasil continuam com tempo seco.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Já nesta sexta-feira (25), a entrada do ar frio vai derrubar as temperaturas pelo Sul do Brasil. O sistema de previsão do Inmet, inclusive prevê condições para geada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná na próxima madrugada.
Segundo o Sisdagro, no estado gaúcho podem ocorrer casos isolados de geada com intensidade entre forte e moderada, com destaque para o norte do estado, na divisa com Santa Catarina, onde o frio tende a ser mais intenso. No Paraná é previsto geada com intensidade moderada no sul do estado. Veja as áreas com risco de geada na próxima madrugada:
Nas demais regiões do país, com destaque para o Centro-Oeste e no Matopiba, no entanto, o calor vai permanecer. O Inmet, inclusive, mantém o estado de alerta para onda de calor até as 18h desta sexta-feira. As condições de temperaturas elevadas favorecem a baixa umidade relativa do ar, e o Inmet também mantém o estado de alerta para umidade entre 20% e 12% no oeste da Bahia e no centro-sul do Piauí.
Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias: