Chuvas continuam restritas ao Sul e calorão predomina nas demais regiões do Brasil

Publicado em 22/08/2023 10:20
No Centro-Oeste, temperaturas podem voltar a bater a casa dos 40ºC nesta terça-feira (22)

De acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apenas o Sul do Brasil tem chances de receber chuva nesta terça-feira (22). O avanço de uma nova frente fria aumenta as áreas de instabilidade, deixando inclusive a área em alerta para tempestade. 

Os dados oficiais do Inmet indicam previsão de chuva entre 20mm e 40mm em áreas do Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. A tendência é de chuva irregular, sem atingir todas as regiões do estado gaúcho. 

"No oeste e norte do Rio Grande do Sul, o sol aparece na maior parte do dia e as pancadas de chuva com raios ocorrem à noite, mas devem ser fracas a moderadas. No sul gaúcho, chove já pela manhã e as pancadas prosseguem no decorrer do dia", complementa a Climatempo. 

Ainda para o Sul do Brasil, a consultoria acrescenta que no sul e leste de Santa Catarina, a tendência é de um dia com sol, com aumento da nebulosidade e pancadas de chuvas acontecendo entre o período da tarde e da noite. 

"Há previsão de pancadas de chuva pelo litoral desde o sul da Bahia até o Ceará, no interior do Recôncavo e leste da Bahia,  na Zona da Mata e  Agreste de Alagoas, Sergipe, de Pernambuco, da Paraíba, no Rio Grande do Norte. Pancadas de chuva ocorrem também no sudoeste do Maranhão, na divisa com o extremo norte do Tocantins", afirma a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

Fonte: Inmet


Para as demais regiões do país não há previsão de mudanas significativas nas condições do tempo. A intensa massa de ar seco continua forte e não há previsão de chuva nos próximos dias. 

"Uma grande massa de ar seco e quente se intensifica sobre o Brasil e aumenta a temperatura também no Centro-Oeste. O ar seco inibe a formação de nuvens e a ocorrência de de chuva", complementa a Climatempo. 

O mapa de previsão de temperatura indica que as máximas mais expressivas são previstas para o norte e noroeste do Mato Grosso, podendo chegar a 40ºC.  Nas demais regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba, são previstas temperaturas máximas entre 30ºC e 34ºC nos próximos dias.

Veja o mapa de previsão de temperatura máxima nos próximos dias:  

Fonte: Inmet


 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio
Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa inundações; ao menos 2 pessoas morreram
Projeções mostram chuva para o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo na primeira metade de julho
Beryl abre caminho para "temporada de furacões muito perigosa", diz Organização Meteorológica Mundial