Calor de primavera em pleno inverno: Semana será marcada por intensa onda de calor
Em pleno inverno, a semana que está começando será marcada por temperaturas elevadas e uma intensa onda de calor que vai se espalhar pelo Brasile. Segundo os dados mais recentes da Climatempo as temperaturas máximas podem ficar bem acima da média esperada para o mês de agosto. "O calor da terceira semana de agosto poderá quebrar recordes históricos para o mês", afirma a consultoria.
A previsão indica que as temperaturas vão começar a subir já nesta segunda-feira (21). No mapa, é possível observar que Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba podem registrar temperatura bem acima do normal para o mês. Com exceção do Sul do Brasil e a faixa litorânea do Brasil, as demais áreas devem ter dias quentes nesta semana.
"Embora seja um mês de inverno no Hemisfério Sul, o calor intenso é uma condição comum em agosto nos estados do Centro-Oeste, interior do Nordeste, centro-sul da Região Norte", explica a consultoria.
Veja no mapa as áreas onde as temperaturas devem ficar acima da média:
Apesar do inverno de 2023 ter sido mais brando do que os últimos anos, inclusive com temperaturas mais altas, a Climatempo explica que a grande diferença do calor desta semana é justamente porque o calor intenso poderá ser observado em vários pontos do Brasil.
O modelo de previsão de temperatura do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê temperaturas máximas acima de 30ºC em todo Centro-Norte do Brasil. O destaque fica para o norte do Mato Grosso, onde as temperaturas podem alcançar 40ºC nos próximos dias.
“Teremos temperaturas no nível de 850 hPa ( em torno de 1500 metros de altitude) acima dos 27°C em uma ampla área do país, situação que é mais 'típica' entre setembro e outubro. Típica entre aspas, pois essa condição está ficando cada vez mais frequente", afirma nícius Lucyrio, da equipe de previsão climática da Climatempo.
Veja o mapa de previsão de temperatura nas próximas 93 horas: