Semana começa com alerta de tempestades isoladas e com a permanência da baixa umidade em boa parte do Brasil
A semana começa com alertas de tempestade e baixa umidade relativa do ar espalhados pelo Brasil. A chuva é prevista para áreas do Sudeste e Centro-Oeste, mas a umidade não deve mudar a condição de tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar que se mantém em boa parte do país neste início de semana.
"Infiltração marítima e frente fria afastada no mar provocando umidade sobre parte do Sudeste, ainda chove no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, parte do sul de Minas Gerais e no Espírito Santo. Pancadas de chuva forte, devido ao calor e a alta umidade no Norte e Nordeste e ar frio derrubando as temperaturas pela manhã no Rio Grande do Sul, provocando geada nas primeiras horas do dia", afirma a Climatempo.
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para tempestade válido no Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Nessas áreas, são esperados aucmulados entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.
As chuvas tendem a acontecer de forma pontual nos três estados e os modelos meteorológicos não mostram a permanência das áreas de instabilidade nos próximos dias.
Nas demais regiões do Centro-Norte do país, os modelos mantêm a previsão de tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar. O Inmet inclusive emitiu alerta laranja para umidade variando entre 20% e 12% em áreas do Tocantins, oeste da Bahia, sul do Maranhão, sul do Piauí e no Pará.
"O ar quente e úmido ainda favorece a formação de nuvens de chuva em parte do Norte do Brasil. Em Roraima e no interior e norte do Amazonas, a chuva pode acontecer a qualquer momento, intercalando aberturas de sol e períodos de melhoria. Chove de forma isolada no AC, em RO, no noroeste e litoral do Pará. Já na faixa sul da Região, tempo firme e baixa umidade relativa", complementa a Climatempo.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
SUL TEM GRANDE AMPLITUDE TÉRMICA
No Sul do Brasil as atenções se voltam para o declínio nas temperaturas. Segundo a MetSul, uma massa de ar frio entrou no Rio Grande do Sul duyrante o final de semana, já favorecendo as mínimas negativas ou perto de 0ºC.
"Com isso, o amanhecer torna a ser muito frio com mínimas abaixo de 5ºC na maioria das cidades gaúchas, o que, novamente, favorecerá a formação de geada em muitos municípios. O resfriamento noturno favorece nevoeiro e neblina em alguns pontos ao amanhecer. O frio do começo do dia dará lugar a uma tarde com marcas amenas", afirma a consultoria.
A passagem do frio será mais rápida e a região terá uma grande amplitude térmica nos próximos dias. Segundo a consultoria, a madrugada da próxima terça-feira (15) ainda será de temperaturas mais baixas, mas a medida que o ar frio se afasta para o oceano, as temperaturas já começam a ficar mais elevadas.
"Ar mais quente começa a ingressar pelo Norte da Argentina e o Noroeste do estado já terá uma tarde de calor com máximas ao redor dos 30ºC", complementa. Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias: