Extremos: Centro-Norte do Brasil continua pegando fogo, enquanto temperaturas caem no Sul
O Brasil está vivendo dois extremos nas temperaturas: Enquanto o Centro-Norte do país continua pegando fogo com as máximas elevadas em pleno inverno, a passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil derruba as temperaturas nos três estados.
Segundo dados da Climatempo, a falta do ar frio e a permanência do sol por vários dias, continuam favorecendo a elevação das temperaturas no Centro-Norte do país, com temperaturas entre 37ºC e 40ºC sendo registradas com frequência em todo Centro-Oeste, Tocantins, sul e leste do Pará, em Rondônia, no interior do Maranhão e do Piauí.
"Esse calorão não tem a ver com aquecimento global e nem com o El Niño. É parte da Climatologia e ocorre todos os anos. Setembro e outubro também são meses muito quentes no centro-norte do Brasil", complementa a análise da consultoria climática.
Diante deste cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém a condição de alerta para baixa umidade relativa do ar no Centro-Norte do Brasil. O cenário é mais crítico é previsto do norte do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e oeste da Bahia. "Umidade relativa do ar abaixo de 12%. Grande risco de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça e etc)", afirma a publicação.
Veja a previsão de temperatura máxima para os próximos dias:
Já no Sul do Brasil, um sistema de baixa pressão e uma frente fria muda as condições do tempo nos três estados. "Levando nuvens carregadas para a maior parte dos estados sulistas. A semana vai terminado mais fria e úmida com potencial de temporais", afirma a Climatempo.
Segundo a consultoria, a partir da tarde de sexta-feira (11) são esperadas pancadas de chuvas com intensidade entre forte e moderada também em áreas de Santa Catarina e Paraná. Nas áreas do sul do Paraná e do centro-leste catarinense, pode chover com mais frequência no decorrer do dia e com até forte intensidade.
A partir de domingo as temperaturas começam a cair em toda região, inclusive com previsão de geada generalizada no Rio Grande do Sul e em áreas de Serras. "O sol predomina em todo o estado gaúcho e na maioria das áreas de Santa Catarina, assim como no norte e no extremo sul do Paraná", finaliza.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: