Mudanças no tempo devem acontecer no final de semana: Climatempo prevê novo ciclone extratropical
Os modelos meteorológicos não indicam mudanças para os próximos dias nas principais áreas de produção do Brasil. As chuvas devem continuar restritas aos extremos do Brasil e uma intensa massa de ar seco favorece a baixa umidade relativa do ar na região Central do Brasil.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu alerta laranja para baixa umidade relativa para o Mato Grosso, onde a umidade pode ficar entre 20% e 12% nesta terça-feira. No Matopiba e em Minas Gerais a umidade pode variar entre 30% e 20% nas horas mais quente do dia.
Já no Sul do Brasil, uma massa de ar frio continua derrubando as temperaturas. As mais baixas são sentidas de manhã e à noite. "Há condições para nevoeiro no começo da manhã no centro-leste do Paraná e de Santa Catarina. Pode gear na serra catarinense ao amanhecer", afirma a consultoria.
Segundo os dados mais recentes da Climatempo, as atenções agora se voltam para a formação de um novo ciclone extratropical que pode acontecer no final de semana. De acordo com a consultoria, o ciclone vai trazer um novo episódio de muita chuva no Rio Grande do Sul e e em Santa Catarina.
"Este ciclone não deve ser tão forte e como o de meados de junho, mesmo assim, entre os dias 7 e 8 de julho a passagem de uma frente fria e posteriormente a formação deste ciclone extratropical poderão causar grandes volumes de chuva", afirma a consultoria. Os volumes mais expressivos de chuva, entre 100mm e 150mm na Grande Porto Alegre, Serra Gaúcha e Litoral Norte gaúcho.
Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias: