Temperatura em Pequim sobe acima de 41ºC e bate recorde de junho
Por Ryan Woo e Tingshu Wang
PEQUIM (Reuters) - A temperatura em Pequim ultrapassou 41ºC nesta quinta-feira e quebrou o recorde do dia mais quente de junho, conforme as ondas de calor que atingiram o norte da China uma semana antes retornaram à capital chinesa.
Uma estação meteorológica nos subúrbios do sul, considerada o principal medidor de Pequim, registrou 41,1°C às 15h19, de acordo com o jornal oficial Beijing Daily. A máxima anterior de junho foi registrada em 10 de junho de 1961, com 40,6°C.
Em Tanghekou, a nordeste de Pequim, a temperatura subiu ainda mais, para 41,8°C, ajudando o pequeno município a conquistar o título de ponto mais quente da China nesta quinta-feira.
Pequim emitiu um alerta laranja, o segundo aviso climático mais severo, dizendo que as temperaturas podem chegar a 39°C de quinta a sábado.
O 41,1ºC registrado nesta quinta-feira foi o segundo maior da história da cidade. A temperatura mais alta registrada pela cidade de quase 22 milhões de habitantes foi de 41,9°C em 24 de julho de 1999.
Pequim, Tianjin, Hebei e Shandong, no norte e leste da China, foram atingidas por ondas de calor na semana passada, com o departamento meteorológico nacional emitindo um alerta de insolação, quase quinze dias antes do que nos anos anteriores.
As ondas de calor também levaram as autoridades a intensificar os esforços para proteger as plantações e garantir a segurança dos turistas. O trabalho ao ar livre também foi interrompido durante a parte mais quente do dia.