Temperaturas voltam a subir, derruba a umidade do ar e Inmet tem alerta amarelo na região Central

Publicado em 20/06/2023 10:33 e atualizado em 20/06/2023 11:04
Ar seco predomina em quase todo o Brasil, com exceção do Sul que deve ter nova rodada de chuva nos próximos dias

Depois de alguns com o frio predominando em boa parte do Brasil, os modelos meteorológicos começam a indicar a elevação das temperaturas nos próximos dias. Além disso, uma massa de ar seco vai favorecer a baixa umidade relativa do ar e impedir a formação de nuvens carregadas em quase todo o Brasil. 

Com a chegada do inverno, que começa oficialmente na próxima quarta-feira (20), o amanhecer em todo o Brasil permanece com as temperaturas mais baixas. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ainda há chance de geadas no sul do Paraná em áreas de serra em Santa Catarina na próxima madrugada. 

Durante o dia a tendência é de amplitude nas temperaturas em todo o país. No Centro-Oeste do Brasil, as máximas podem ficar acima de 32ºC nos próximos dias. No Sudeste é previsto temperatura entre 28ºC e 30ºC, enquanto no Sul do Brasil o modelo prevê máximas entre 18ºC e 22ºC até o final desta semana. 

O Inmet, inclusive emitiu alerta amarelo para baixa umidade válido até as 18h desta terça-feira em áreas de Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Goiás e Mato Gorsso. "Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", afirma a publicação. 

Veja o mapa de previsão de temperatura nas próximas 93 horas: 

Fonte: Inmet 


Para os próximos dias, o modelo Cosmo prevê o avanço de uma nova frente fria, que deve levar uma nova rodada de chuvas ao Rio Grande do Sul. A tendência é de precipitação entre 20mm e 40mm a partir da próxima quinta-feira (22). 

O modelo mostra ainda que as áreas de instabilidade devem ganhar força ainda nesta semana e o estado gaúcho pode ter volumes acima de 60mm em algumas áreas. O sistema também deve avançar até Santa Catarina com precipitação entre 20mm e 30mm na sexta-feira (23). A chuva pode chegar até o sul do Paraná, mas com menos intensidade e volumes mais baixos.

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

Fonte: Inmet 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio
Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa inundações; ao menos 2 pessoas morreram
Projeções mostram chuva para o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo na primeira metade de julho
Beryl abre caminho para "temporada de furacões muito perigosa", diz Organização Meteorológica Mundial