Último dia do mês terá condição atípica com chuvas expressivas no Sudeste do Brasil; atenção na colheita do café
O último de maio será marcado com chuvas expressivas no Sudeste do Brasil. A condição atípica para época do ano chama atenção, deixa parte da região em alerta e pode atrasar o avanço da colheita nas áreas de café, que começou a ganhar ritmo nos últimos.
Segundo dados da Climatempo, a circulação dos ventos na América do Sul, em vários níveis da atmosfera associado um sistema de baixa pressão, é o que favorece a formação de nuvens carregadas em São Paulo e no sul de Minas Gerais. Os modelos também mostram condição para chuvas em parte do Paraná e no Mato Grosso do Sul nas próximas 24 horas.
Diante deste cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para acumulado de chuva em áreas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. "Chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco", afirma a publicação oficial. Veja as áreas em estado de alerta até a noite desta quarta-feira (31):
Desde ontem chove no sul de Minas Gerais, com acumulados que ultrapassaram os 30mm em alguns municípios produtores de café, de acordo com dados coletados pelo Sistema Sismet da Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé. Além disso, produtores na Alta Mogiana/SP também reportaram ao Notícias Agrícolas que a última noite também foi marcada por chuva.
Confira a precipitação acumulada registrada pelo Sismet nos últimos dias:
Os modelos meteorológicos, no entanto, mostram que a passagem da chuva será rápida pela região. Os primeiros dias de junho já não têm previsão de volumes significativos.
Já no Sul do Brasil, a tendência é tempo de seco e com temperaturas mais baixas. "Áreas de instabilidade se afastam da Região Sul, mas ainda chove no centro-norte e no leste do Paraná. No centro e sudeste do Paraná e no Vale do Itajaí ocorrem só chuviscos", complementa a Climatempo.
Ainda de acordo com a consultoria, pancadas de chuva com raios ocorrem no norte do Tocantins, no Pará, no Amapá, no Amazonas e no oeste do Acre, mas intercaladas com períodos de sol. Porém, há risco de chuva moderada a forte e estas pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer momento. Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: