Chuvas começam a chegar no Sul do Brasil já no final de semana; frio vem logo atrás

Publicado em 23/05/2023 10:50 e atualizado em 23/05/2023 11:43
Intensa massa de ar frio está sendo monitorada por meteorologistas e vai derrubar as temperaturas no Centro-Sul do Brasil

Depois de algumas semanas com tempo muito seco, o avanço de uma nova frente vai favorecer a formação de nuvens carregadas pelo Centro-Sul do Brasil. De acordo com as previsões mais recentes da Climatempo, a mudança no tempo poderá ser sentida já no próximo final de semana. 

"A fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai também já terá pancadas de chuva desta frente fria. Entre os dias 28 e 31 de maio, esta frente fria deve avançar sobre as Regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, provocando um pouco de chuva em vários estados. Mas a chuva não vai se estender por muito tempo", afirma a consultoria. 

Com relação aos volumes, o modelo de previsão estendida divulgado na manhã desta terça-feira (23) pela Administração Oceânica e Atmosférica prevê os mais expressivos entre Mato Grosso do Sul e Paraná, com acumulado entre 40mm e 60mm nos próximos sete dias. O modelo também mostra o avanço de umidade para o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, mas sem volumes significativos no período.

Até a entrada da nova frente fria nas áreas mais baixas do país, a chuva vai continuar concentrada no Norte e Nordeste do Brasil, com destaque para áreas litorâneas. "Volumes de chuva entre 140 e 250 mm já foram acumulados no litoral de Alagoas aumentando o risco de deslizamentos especialmente na região de Maceió", destaca a Climatempo. 

As chuvas também continuam previstas para o Maranhão, norte do Piauí, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e nordeste e leste da Bahia. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

Fonte: Inmet 

 

Apesar do avanço da chuva chamar atenção, neste momento as atenções se voltam para a massa de ar frio que deve derrubar as temperaturas no Brasil. "Essa frente fria tem características de inverno e, ao que tudo indica, sua forte massa de ar frio de origem polar vai conseguir avançar pelo interior do Brasil", complementa a Climatempo. 

Assim como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a consultoria também prevê que o ar frio chegue até em áreas do Sudeste e Sul do Brasil na próxima semana. Destaca ainda a possibilidade do ar gelado avançar até Rondônia e Acre, provocando a primeira friagem do ano. 

"Ainda é cedo para estimar valores de temperatura com boa precisão, mas já se pode dizer que a queda da temperatura no Sul do Brasil já começa no sábado, 27, e em áreas de Mato Grosso do Sul e até do sul de São Paulo essa queda deve começar durante a tarde e noite do domingo, 28 de maio", complementa. 

Veja o mapa de previsão de atuação da massa de ar frio: 

Fonte: Inmet 


 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana
undefined