Umidade relativa do ar pode cair para 20% e Inmet emite alerta amarelo no Centro-Sul do Brasil
Sem previsão de mudança para os próximos dias, parte do Brasil continua em estado de alerta para umidade relativa no ar nesta quinta-feira (18), segundo as informações mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que inclusive emitiu alerta amarelo válido entre as 12h e 18h desta quinta.
De acordo com o comunicado oficial, a umidade relativa do ar deve ficar entre 30% e 20% em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas gerais, extremo sul do Mato Grosso e centro-sul de Goiás.
Apesar das temperaturas mais baixas nas primeiras horas do dia, o tempo aberto favorece a amplitude térmica. De acordo com as previsões, as temperaturas na região Central do Brasil podem chegar a 34ºC nesta quinta. No Matopiba, as temperaturas mais elevadas são esperadas no Tocantins.
No Sul do Brasil, os modelos ainda mostram condição para formação de geada no amanhecer, mas com intensidade fraca e sem risco para áreas de produção agrícola. As temperaturas máximas são previstas para até 28ºC.
Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias:
Chuvas continuam no Norte e Nordeste do Brasil
Enquanto boa parte do país continua com tempo muito seco, as regiões Norte e Nordeste seguem recebendo precipitação expressiva. " O dia é com períodos com sol, muita nebulosidade e pancadas de chuva na maioria das áreas do litoral e do interior de todos os estados. O sol e o tempo seco predominam no sertão de Pernambuco, no sul do Piauí, no Vale do São Francisco (BA) e sul da Bahia", acrescenta a previsão da Climatempo.
A tendência também é de mais chuva em Roraima. Nos próximos dias, o estado deve receber volumes entre 20mm e 50mm. Áreas de instabilidade favorecem ainda a formação de nuvens carregadas no Maranhão, com acumulados entre 20mm e 30mm. Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: