Chuvas ficam restritas ao Norte do Brasil e devem beneficiar safra de soja em Roraima

Publicado em 15/05/2023 10:55 e atualizado em 15/05/2023 11:26
Inmet emite alerta laranja para baixa umidade relativa do ar em áreas do Centro-Sul do país

Enquanto boa parte do Brasil vai permanecer com tempo muito seco e temperaturas mais amenas, as chuvas no Norte do país vão favorecer o desenvolvimento da safra em Roraima. 

Segundo atualização divulgada na manhã desta segunda-feira (15) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), nos próximos 15 dias são previstas chuvas sem pausa no estado.

No período entre 15 e 23 de maio, o modelo norte-americano prevê acumulados entre 100mm e 125mm em em todas regiões de Roraima. A NOAA prevê ainda que enquanto a massa de ar seco vai ganhando força também na região central do Brasil, deve continuar chovendo no estado, com acumulados de até 150mm. 

"Áreas de instabilidade ainda influenciam a maioria das áreas da Região Norte do Brasil. Uma massa de ar seco predomina sobre Rondônia e no sul do Acre deixando o tempo firme, com muito sol. Pancadas de chuva ocorrem na região de Porto Velho e nas demais áreas do Acre. Sol e tempo firme também no sul do Tocantins", complementa a previsão da Climatempo. 

Safra

De acordo com dados da Aprosoja-Roraima, o plantio da atual safra de soja avança sem grandes problemas no estado. Os trabalhos tiveram início no final do mês passado. Até a semana passada, a semeadura estava em aproximadamente 35% no estado. 

Este ano houve uma ampliação das áreas destinadas ao cultivo da oleaginosa, na casa dos 20%, passando de 102 mil hectares no ano passado para cerca de 123 mil hectares na temporada atual.  

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 
 

Fonte: NOAA 

 

Nas demais regiões produtoras do país, o ar frio deve manter as temperaturas mais baixas neste início de semana. Segundo a Climatempo, até a próxima quarta-feira (17), as temperaturas mais baixas serão observadas durante a noite e primeiras horas da manhã no Sul e Sudeste do Brasil. 

Com o tempo muito seco, a tendência também é de baixa umidade relativa do ar. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), inclusive emitiu alertas entre amarelo e laranja para baixa umidade. As condições mais críticas são previstas para áreas do Paraná e no sul de Minas Gerais, onde a umidade deve ficar entre 20% e 12%. Os alertas são válidos até as 18h desta segunda (15). 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

Fonte: Inmet 
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined