Previsão: Sul do Brasil tem mais um dia de alerta para temporais nesta 4ª feira
A quarta-feira (3) será marcada por mais um dia de instabilidade e de alerta para temporais no Sul do Brasil. Segundo os dados mais recentes da Climatempo, áreas de instabilidade continuam favorecendo a formação de nuvens carregadas em toda área.
Uma nova frente fria e também um sistema de alta pressão ajudam na chegada da nova rodada de chuvas em toda área. " Nesta quarta-feira (03), o fluxo de umidade mantém o tempo instável e também favorece a ocorrência de rajadas fortes de vento pelo Rio Grande do Sul. O dia será marcado por chuva forte e volumosa na maior parte do estado gaúcho e com potencial para temporais, inclusive na Região Metropolitana de Porto Alegre. No oeste gaúcho, há previsão de chuviscos ao longo do dia, sem maiores intercorrências", afirma a previsão.
Também há previsão de aumento de nuvens em Santa Catarina e nas regiões sul e sudoeeste do Paraná. "Até a sexta-feira (05), a chuva segue presente pelo Sul do país, com os maiores acumulados previstos para as áreas do centro-norte gaúcho, todo o estado de Santa Catarina e o sul e sudoeste do Paraná", complementa.
O modelo americano GFS também prevê áreas de instabilidade no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso nas próximas 24 horas, com acumulados de até 15mm nos dois estados.
Já nas áreas mais altas do país, o destaque fica para a condição de chuva em áreas do Tocantins e no Maranhão, com acumulados que podem ultrapassar os 30mm nas próximas 24 horas. Também há previsão de chuvas irregulares no Piauí e em áreas da Bahia no período.
Em fase de transição para o inverno, a região Central do Brasil não tem previsão de chuvas expressivas nos próximos dias. Nas áreas de café, onde a colheita está ganhando ritmo, apesar dos modelos não indicarem previsão de chuvas expressivas, não estão descartadas pancadas de chuva devido as altas temperaturas dos últimos dias.
Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias:
Previsão estendida
A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), também mantém a previsão de chuvas volumosas apenas no Sul do Brasil nos próximos sete dias.
No período entre 3 e 11 de maio, o NOAA indica precipitação entre 70mm e 90mm em áreas do Rio Grande do Sul e volumes entre 60mm e 70mm entre Santa Catarina e Paraná. Para o Mato Grosso do Sul, o mapa sinaliza previsão de chuva entre 40mm e 60mm no período.
Entre os dias 11 e 19 de maio, o modelo norte-americano prevê o avanço de chuvas mais significativos na região Central do Brasil, com acumulados entre 30mm e 50mm em todos estados do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, com tendência de corte na precipitação no sul e permanência das chuvas no Maranhão e em áreas do Tocantins no período.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: