Nova massa de ar frio vai derrubar as temperaturas no Sul do Brasil nos próximos dias

Publicado em 27/04/2023 11:03
Climatempo prevê geadas em áreas de serra em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e sul do Paraná

Depois da passagem de áreas de instabilidade e chuvas, as condições do tempo devem mudar no Sul do país a partir desta quinta-feira (27). Segundo a Climatempo, uma área de alta pressão vai impedir a formação de nuvens carregadas na região e o avanço de uma nova massa de ar frio e seco, com origem polar, vai derrubar as temperaturas nos próximos dias. 

Até dia 30 de abril, próximo domingo, a temperatura mínima deve ficar entre 6ºC e 9ºC nas áreas serranas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e também no sul do Paraná. 

"Nas demais áreas de Santa Catarina, região central do Rio Grande do Sul e do Paraná, as temperaturas mínimas devem ser ligeiramente mais elevadas ficando entre 9ºC e 12ºC. Na faixa do litoral dos três estados, o frio será ameno, com temperaturas mínimas entre 15ºC e 18ºC", afirma a publicação. 

A consultoria alerta que na próxima madrugada, há risco de geada nas áreas mais altas da Serra de Santa Catarina, com as temperaturas se aproximando de 0ºC. "A tendência é que o frio e tempo firme prevaleçam em todo o Sul do país ainda no sábado. No domingo, uma nova frente fria vai se aproximar da região da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai provocando chuva com raios no período da noite", complementa. 

Veja o mapa de previsão de temperatura no Sul do Brasil nos próximos dias: 

Fonte: Climatempo

 

Já com relação à previsão de chuva, não há indicativos de volumes expressivos para as próximas 24 horas em todo Brasil. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas mais intensas estão previstas para áreas do Piuaí, Maranhão e do Nordeste do Brasil. O Inmet emitiu alerta amarelo para chuvasintensas válido até as 10h de amanhã. 

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação na página oficial do Inmet. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias: 

Fonte: Inmet 
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

China alerta para ondas de calor mais quentes e mais longas com avanços das mudanças climáticas
Brasil Central chega a julho com acúmulo de chuvas menor que dos últimos anos e sem novas previsões a curto prazo
Furacão Beryl segue para Ilhas Cayman e México após atingir a Jamaica
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (04) para todo o Brasil
Rio Grande do Sul terá nova sequência de dias chuvosos, mostra Inmet