Inmet emite alerta laranja para mais um dia de chuvas intensas pelo Sul do Brasil

Publicado em 18/04/2023 10:55
Tendência é que sistema avance para outras áreas do país já na próxima quarta-feira (19)

O Instituto Nacional de meteorologia (Inmet) emitiu alerta para mais um dia de chuvas intensas no Centro-Sul do Brasil. De acordo com o alerta laranja publicado na página do Inmet, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro têm previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

O modelo Cosmo prevê a permanência das chuvas intensas em toda área nos próximos dias. A partir de quarta-feira (18), a chuva deve ficar ainda mais intensa em São Paulo, com algumas áreas do estado podendo receber volumes acima de 70mm. A tendência é que o sistema avance também para outras áreas do Mato Grosso do Sul, com acumulados entre 20mm e 40mm. 

"A semana começou com grandes volumes de chuva em áreas do Paraná, de Mato Grosso do Sul e de São Paulo. O Paraná  foi um dos estados onde mais choveu no Brasil nesta segunda-feira, 18 de abril. Dados do Cemaden, do Instituto Nacional de Meteorologia  e do Simepar mostraram cerca de100 mm acumulados em alguns locais", acrescenta os dados da Climatempo.

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas horas: 

Fonte: Inmet 

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Adminstração Oceânica e Atmosférica (NOAA), os próximos dias serão marcados pelo avanço desse sistema com umidade para outras áreas do país. 

No período entre 18 e 26 de abril, o NOAA prevê chuvas entre 25mm e 40mm  no período, com destaque para áreas entre São Paulo e Minas Gerais que devem receber os volumes mais expressivos. O NOAA mostra condição de umidade na Bahia, mas grandes mudanças para as condições de irregularidade que o produtor vem sentido há meses. 

Entre os dias 26 de abril e 4 de maio, o NOAA reduz a chance de chuvas em toda a região Central do país e mantem a condição de tempo seco na Bahia no perído. Na última semana do mês, o modelo norte-americano só prevê chuvas mais expressivas para os extremos sul e norte do Brasil, com precipitação de até 80mm nas duas áreas. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

Fonte: NOAA 
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio
Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa inundações; ao menos 2 pessoas morreram
Projeções mostram chuva para o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo na primeira metade de julho
Beryl abre caminho para "temporada de furacões muito perigosa", diz Organização Meteorológica Mundial