Semana começa com temperaturas elevadas e pancadas de chuva pelo país
A semana começa com tempo mais sexo e temperaturas elevadas em boa parte do país. Esta segunda semana de outono ainda pode ter características do verão, com pancadas de chuva acontecendo principalmente no período da tarde, consequência das altas temperaturas.
Segundo informações do modelo Cosmo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na região Central do Brasil, assim como no noroeste do Paraná, as máximas podem ultrapassar os 32 graus nas próximas 24 horas.
Em Minas Gerais, áreas do Mato Grosso do Sul, centro-sul do Mato Grosso e áreas de Goiás podem ter máximas ainda mais elevadas, entre 34ºC e 36ºC. O Nordeste do Brasil também continua com temperaturas elevadas.
Veja o mapa de previsão de temperatura nas próximas 93 horas:
Já com relação a previsão de chuva, o Inmet indica condição de chuva volumosa mais ao norte do país. Nas áreas de produção, Maranhão e Piauí devem receber as chuvas mais expressivas, com acumulados entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas.
A consultoria Climatempo acrescenta que uma frente fria na altura do Sudeste está organizando um intenso fluxo de umidade entre a costa leste de SP e o estado do RJ. "Os ventos que sopram do oceano contra a costa ainda deixam o litoral do PR com tempo mais encoberto, previsão ainda de chuva volumosa, especialmente durante a madrugada de segunda", afirma.
Na região Centro-Oeste, a circulação dos ventos ainda favorece a formação de nuvens carregadas pela área, com destaque para o noroeste do Mato Grosso, que pode ter chuvas acima de 40mm no período.
"Ar abafado no Distrito Federal e chuva mais localizada com raios e ventos durante a tarde. No decorrer do dia, tempo firme no nordeste de Mato Grosso do sul e sul de Goiás, com temporais localizados no centro-norte de MT e na divisa de MS com São Paulo", complementa a Climatempo.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: