Previsão do tempo: Sexta-feira com alerta de temporal e risco de transtornos em SC e MS
O último dia da semana será marcado por chuvas intensas em áreas do Centro-Sul do Brasil. Segundo as informações mais recentes da Climatempo, são previstas nuvens carregadas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com alerta para acumulados expressivos e risco de transtornos de Santa Catarina até o Mato Grosso do Sul.
Para o Sul do país, a consultoria destaca que há previsão de pancadas de chuvas nos três estados. "Há perigo para temporais com rajadas de vento de 60 a 80 km/h, chuva volumosa e transtornos na faixa leste catarinense, incluindo a capital, assim como na região do Vale do Itajaí. Além de todo o estado do Paraná, inclusive na Grande Curitiba", destacou a publicação.
Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê as chuvas mais significativas no oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Essas áreas devem receber volumes entre 30mm e 40mm nas próximas 24 horas.
Para o Mato Grosso do Sul, o Inmet emitiu alerta laranja válido no centro-sul do estado até a manhã do próximo sábado (25). "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma. O mesmo alerta é válido também para o sul de São Paulo.
Nas demais áreas do Sudeste uma massa intensa de ar seco impede o avanço da umidade. "O norte mineiro também fica sem nada de chuva. Nas demais áreas do Sudeste do Brasil, um cavado meteorológico espalha nuvens de chuva, com potencial para temporais no estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e do Rio De Janeiro", complementa a Climatempo.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: