Mudança severa: Chuvas chegam com intensidade no Sul do Brasil, com volume acima de 100mm no PR
Depois de muitos dias de calor e temperaturas elevadas, as condições do tempo já começaram a mudar no Sul do Brasil com o avanço de uma frente fria na região. Os modelos meteorológicos continuam indicando mudança severa no tempo e toda a região tem alerta de chuvas intensas e temporais nos próximos dias.
A chuva para os três estados, mas o destaque da Climatempo é para o Paraná que pode registrar volumes acima de 100mm até o próximo domingo (19).
"Muitas áreas de instabilidade associadas com a passagem de um sistema frontal, áreas de baixa pressão atmosférica e cavados meteorológicos vão impulsionar a chuva no estado. O total acumulado até sábado (18) oscila de 100 mm a 130 mm no sudoeste e oeste do estado", afirma a consultoria.
Alerta ainda para grande risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em todas as cidades do estado. No Rio Grande do Sul, o modelo de previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas já nas próximas 24 horas. Se confirmadas, a mudança no tempo levará alívio para todo o estado, com previsão de precipitação entre 20mm e até 50mm nos próximos dias.
Santa Catarina também receberá chuva, com acumulados entre 20mm e 30mm. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma o Inmet em alerta laranja válido até a noite de hoje em Santa Catarina e no Paraná.
Veja o mapa de previsão de precipitação no Sul do Brasil:
As áreas de instabilidade continuam favorecendo a condição de chuva também em áreas de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás nas próximas 24 horas. Os volumes, no entanto, são mais baixos quando comparados com as chuvas dos últimos dias.
A tendência é que essa frente em atuação no Sul avance para a região Central do Brasil, aumentando as áreas de instabilidade, com chuva mais volumosa em todo Brasil.
Veja o mapa de precipitação nas próximas 93 horas: